BMW 130iA 2P R$ 199.429

O130i é um desses BMW que podem ser classificados como especiais. Pequeno na medida exata, com duas portas que facilitam a entrada na frente (no banco traseiro, espaço só para crianças…), ágil, com uma estabilidade invejável, aderência em curvas que surpreende até pilotos e uma aceleração empolgante. Esse é um breve relato do que é o 130i, nessa nova versão de apenas duas portas. Com suas linhas tortuosas e graciosas, o pequeno hatch da BMW é tudo aquilo que os Golf, Vectra GT, 307, Stilo, só para lembrar alguns hatches comuns, sonham em ser.

Mas, até por uma questão de concepção e projeto do 130i, eles nunca chegarão sequer perto do ótimo conjunto mecânico do carro alemão. Tração traseira, suspensão independente nas quatro rodas com os braços estampados em alumínio, distribuição de peso por eixos que beira os 50%, motor dianteiro de seis cilindros (265 cv) disposto longitudinalmente, câmbio automático de seis marchas com opção de utilização esportiva e trocas no volante, com respostas rápidas e relações curtas e sistema de freio de alta potência. Em resumo, um carro que abusa da alta tecnologia e prima pela qualidade em todos os detalhes.

Acima, o botão do complicado sistema iDrive, localizado no console central, que controla quase tudo no carro. À direita, as borboletas para troca de marchas no volante e a tela de LCD escamoteável

Em contrapartida, essa verdadeira obra de arte da engenharia automobilística custa pelo menos o triplo do preço dos hatches comuns. O 130iA custa, segundo a tabela Fipe/MOTOR SHOW, R$ 199.429! Em contrapartida, o carrinho é só emoção. Apesar de não ser parte da família Motorsport Power, a famosa MPower, que desenvolve e produz versões esportivas e modelos de competição da BMW, o 130i vendido no Brasil é oferecido com o “Kit Motorsport”, uma espécie de prêmio de consolação para quem não tem todo o dinheiro que custa qualquer integrante da seleta família MPower (identificados com a letra M na traseira).

O kit é composto por conjunto suspensão (molas/ amortecedores/barras estabilizadoras/rodas/pneus), que melhora a dinâmica em detrimento do conforto (ele é duro e desconfortável nos pisos irregulares) e itens de aparência (soleira das portas, volante de direção, saias laterais…). Com esse conjunto, ele ficou atraente: tem rodas aro 18, pneus de perfil baixo, escape de saída dupla e muito charme. Bancos elétricos, sistema sofisticado de áudio, faróis de xênon direcionais completam o pacote. É caro? Sim, muito. Vale? Se você curte carro e direção, certamente concluirá que o 130i vale cada tostão que custa!