Antes produzido e importado do México, o Nissan Versa passou a ser fabricado no Complexo Industrial da Nissan em Resende (RJ) – mesmo lugar onde é feito o New March nacional. Essa não é a única novidade. O carro também recebeu uma atualização visual, a opção de motor 3 cilindros 1.0 12V (já usado pelo New March) e a nova versão topo de linha Unique. A gama é composta pelas versões 1.0 (R$ 41.990), 1.0 S (R$ 44.990), 1.6 SV (R$ 46.990), 1.6 SL (R$ 49.490) e a avaliada 1.6 Unique (R$ 54.990). O mix de vendas será de 80% para as versões 1.6 e de 20% para as 1.0.

Em relação ao modelo anterior, a estrutura do carro foi reforçada com novos pontos de solda na dianteira. O visual da frente do carro mudou com os faróis maiores, grade em V cromada (em todas as versões), para-choque redesenhado e uma mudança na linha dos para-lamas. Segundo a Nissan, o coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,32 não mudou. Os faróis de neblina (para a 1.6 Unique) têm novo desenho. A traseira tem novo para-choque e as lanternas não sofreram mudanças. Os cromados aparecem nas maçanetas externas, na régua da tampa do porta-malas e nas molduras das janelas nas configurações SL e Unique.


O novo Sentra nacional traz volante multifuncional nesta versão Unique. Além de alguns retorques visuais, o sedã japonês oferece um quadro de instrumentos com ótima visibilidade, navegador por GPS, ar-condicionado digital e conexão para smartphones no console. Os bancos são de couro e na frente têm abas que “abraçam” o corpo. Na parte traseira, o espaço para as pernas cresceu e ficou bom

Esta última traz os repetidores de seta nos retrovisores. Montado sobre a plataforma V (de versátil), a cabine do Nissan oferece bom espaço para quem viaja atrás – são 2,600 m de entre-eixos e 4,490 m de comprimento (35 mm maior em relação ao modelo anterior, graças ao desenho dos novos para-choques). Além disso, o assento traseiro tem sistema isofix na configuração Unique. O porta-malas é de 460 litros e sua capacidade pode aumentar com o rebatimento dos assentos traseiros (a partir da versão SL). Os bancos têm tecnologia Comfort Seat e abraçam bem o corpo.

O console central ganhou novas saídas de ar retangulares e acabamento black piano. Outras novidades estão no volante multifuncional do Sentra (só para o Brasil) e no quadro de instrumentos com grafia revista. A versão Unique tem central multimídia com tela de 5,8” sensível ao toque, comandos de voz em português e navegador. Já o sistema Nissan Connect permite uma interatividade com aplicativos para smartphones, como o Facebook e o Google Search. E ainda tem a câmera de ré. Os motores também são produzidos em Resende e a novidade é o propulsor de 3 cilindros 1.0 12V (HR10) de 77 cv com gasolina ou etanol.

As versões SV, SL e Unique são equipadas com o 1.6 dotado de sistema FlexStart, que dispensa o tanquinho de gasolina da partida a frio. Esse bloco tem comando variável na admissão e no escape. Sendo assim, aparecem boas respostas em qualquer faixa de giro. O câmbio é manual de cinco marchas com engates curtos e precisos. Não existe transmissão automática nem automatizada na linha Versa/New March. A direção elétrica progressiva é de série em todas as versões. As suspensões são independentes na dianteira e com eixo de torção na traseira. Esse conjunto filtra e absorve bem todas as imperfeições e irregularidades do nosso asfalto. As rodas são aro 16 no Unique. Agora revigorado, o Versa ganha um bom fôlego para enfrentar a concorrência.

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Ficha técnica:

Nissan Versa 1.6 Unique

Motor: 64 cilindros em linha, 16V, comando variável
Cilindrada: 1598 cm3
Combustível: flex
Potência: 111 cv a 5.600 rpm (g/e)
Torque: 15,1 kgfm 4.000 rpm (g/e)
Câmbio: manual, cinco marchas
Tração: dianteira
Direção: elétrica
Dimensões: 4,492 m (c), 1,695 m (l), 1,506 m (a)
Entre-eixos: 2,600 m
Pneus: 195/55 R16
Porta-malas: 460 litros
Tanque: 41 litros
Peso: 1.088 kg 0-100 km/h: 10s4 (etanol)
Velocidade máxima: 187 km/h
Autonomia cidade: 12,4 km/l (g) e 8,6 km/l (e)
Autonomia estrada: 14,8 km/l (g) e 10,2 km/l (e)
Nota do Inmetro: A (categoria Médio)