TOUAREG V6 FSI U$$104.930

Na edição passada, publicamos um comparativo que definia qual o melhor SUV do mundo. Na briga de gigantes, o Touareg V8 se destacou com a quarta colocação, praticamente empatado com veículos de marcas bem mais conceituadas, como BMW X5, e levando vantagem sobre o Audi Q7, entre outros.

O Touareg V6 que avaliamos nesta edição tem muitas das qualidades do modelo do comparativo mas, além do motor menos potente, é também um pouco mais simples que o V8 no acabamento.

Não tem, por exemplo, a suspensão a ar com regulagem automática, o controle de pressão dos pneus e os bancos dianteiros com regulagem elétrica e aquecimento.

Mas não que lhe falte conforto: vem com seis airbags, arcondicionado com regulagem individual, sensor de chuva, piloto automático e sistema de som com controle no volante, bancos de couro…

O interior é sóbrio, com os comandos bem à mão, enquanto a capacidade off-road é reforçada pela opção da tração 4×4 com reduzida. A suspensão, apesar de inclinar demais nas curvas, garante segurança total em todas as situações.

Nessa geração, além do novo design, o modelo ganhou muito com o novo V6 de injeção direta. A potência subiu de 240 para 280 cv e o torque cresceu 5,1 kgfm, garantindo acelerações e retomadas mais vigorosas, pontos que eram criticados no modelo anterior.

Por cerca de R$ 228 mil (varia com o dólar), é uma excelente opção quando se analisa a concorrência. Oferece mais espaço que BMW X3, é mais robusto que Nissan Murano e mais barato que Audi Q7 ou Porsche Cayenne.