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Desde seu lançamento, em 2002, o Kia Sorento vem se reinventando ao longo do tempo. Para continuar “bem no filme” e atrair a atenção dos consumidores, a terceira geração do Sorento assumiu um olhar de “poucos amigos”. Esse novo estilo foi capitaneado pelo estúdio da Kia em Namyang, na Coréia do Sul, com a contribuição dos outros centros de design do fabricante em Irvine, na Califórnia, e em Frankfurt, na Alemanha.

Montado sobre a plataforma do Hyundai Santa Fe, o Sorento continua sendo construído com estrutura monobloco, mantendo da geração anterior o estilo da carroceria: capô longo, teto baixo e linha de cintura elevada. A dianteira está mais agressiva e os novos faróis têm iluminação diurna e facho direcional adaptativo. A grade do radiador ficou maior e tridimensional, como a do conceito GT Cross de 2013. Comparado ao modelo anterior, o Sorento cresceu 95 mm no comprimento, 5 mm na largura e 80 mm no entre-eixos (passando a 2,780 m). Só a altura diminuiu em 15 mm, mas sem comprometer a amplitude da cabine – uma solução pensada foi reposicionar os encostos de cabeça dos assentos. Aliás, o Sorento pode levar até sete ocupantes.

O bom espaço não é a única qualidade do interior. Pois também chama a atenção o silêncio da cabine. Para cooperar na tranquilidade dos passageiros, houve uma diminuição no índice NVH (ruído, vibração e aspereza). De acordo com o fabricante, o barulho interno foi reduzido entre 3% e 6%, com a utilização de novos isolamentos acústicos. O material usado no painel é 29% mais grosso, por exemplo. Já o acabamento usa materiais de alta qualidade e agradáveis ao toque.

Anteriormente, no Brasil o Sorento tinha motores 4 cilindros 2.4 de 174 cv e V6 3.5 de 278 cv, ambos a gasolina. Agora o crossover é vendido unicamente com propulsor V6 3.3 a gasolina de 270 cv (presente também no novo Kia Grand Carnival). Embora o câmbio automático de seis marchas também seja o mesmo do Grand Carnival, no Sorento sua calibração é mais direta. Além disso, o Sorento oferece ainda os modos de condução Eco, Normal e Sport, que mudam os parâmetros do motor, do câmbio e da caixa de direção. A tração é dianteira, mas não está descartada a vinda de uma versão 4×4.

As suspensões copiam e filtram bem o piso ruim sem deixar a carroceria rolar demais nas curvas. Na frente, o conjunto é do tipo McPherson, enquanto atrás é multilink. Para beneficiar a dinâmica foram realizadas algumas melhorias, como o subframe dotado de novas buchas maiores e amortecedores maiores e montados verticalmente atrás do eixo. A rigidez torsional da carroceria também foi aprimorada ficando 14% melhor em relação ao modelo passado. E não foi só a dirigibilidade no Sorento que melhorou. Em segurança, o Kia recebeu o sistema de detecção de pontos cegos, faróis com facho direcional adaptativo e freio de mão automático. Totalmente renovado e por R$ 183.900, o Sorento quer um lugar ao sol junto dos concorrentes Hyundai Santa Fe e Jeep Cherokee Sport.

Kia Sorento
Preço: R$ 183.900
Motor: 6 cilindros em V, 24V, duplo comando variável
Cilindrada: 3342 cm³
Combustível: gasolina
Potência: 270 cv a 6.400 rpm
Torque: 32,4 kgfm a 5.300 rpm
Câmbio: automático, seis marchas
Tração: dianteira
Direção: elétrica
Dimensões: 4,780 m (c), 1,890 m (l), 1,690 m (a)
Entre-eixos: 2,780 m
Pneus: 235/60 R18
Porta-malas: de 258 litros a 2.052 litros
Tanque: 70 litros
Peso: 1.994 kg
0-100 km/h: não divulgado
Velocidade máxima: não divulgada
Consumo: não divulgado
Nota no Inmetro: n/d
Classificação do Inmetro: não participa
Emissão de CO2: 0g/km
Nota do Inmetro: n/d
Classificação na categoria:n/d