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A Lexus apresenta nesta quarta-feira (6) a quarta geração do RX 350. Considerado o primeiro crossover de luxo do segmento e lançado em 1998, ele chega às concessionárias em duas versões: RX 350 (R$ 337.500) e RX 350 F-Sport (R$ 353.950). Por enquanto, não há planos de comercialização da versão híbrida já disponível em mercados exteriores. A sua missão será atrair os olhares dos consumidores de BMW X5, Mercedes-Benz GLE e GLE Coupé e Volvo XC90. A expectativa inicial é de vender 150 unidades/ano. “Queremos consolidar a Lexus como a marca de luxo da Toyota. Aliás, não queremos ser número um em vendas, mas sim junto aos consumidores”, conta Miguel Fonseca, vice-presidente da Lexus do Brasil.

O RX 350 é o irmão maior do NX 200t, cujo modelo foi lançado em março do ano passado e corresponde por 70% das vendas da Lexus no Brasil. Construído sobre a plataforma do sedã ES e lado a lado com o modelo antecessor, o novo RX 350 cresceu 120 mm no comprimento (4.890 mm) e 50 mm no entre-eixos (2.790 mm) possibilitando amplo espaço para as pernas e os joelhos de quem viaja atrás. O assoalho plano ainda beneficia no conforto. O porta-malas traz a comodidade da tampa motorizada e possui 521 litros de capacidade – 61 litros a mais em relação ao RX 350 anterior. Apesar dessas medidas espichadas, a largura da carroceria diminuiu em 10 mm.

Mudado por fora e por dentro, aliás, o RX 350 ganhou novidades na cabine, como os novos botões e o quadro de instrumentos redesenhado. Um grande destaque está na ótima qualidade dos materiais empregados nos modelos da Lexus. O sistema multimídia tem monitor de 12,3” de alta definição e inclui TV Digital, bluetooth, DVD Player, comandos de voz, entrada para cartão micro SD, entrada auxiliar e duas USB. A tela não é sensível ao toque e para acessar as funcionalidades é preciso utilizar um joystick no console central, que é sensível demais aos comandos. Já o sistema de áudio é composto de 12 alto-falantes da renomada Pioneer, sendo oito speakers, quatro tweeters(falantes de agudo) e um subwoofer (falante de grave).

O interior da configuração RX 350 F-Sport oferece mais esportividade, com quadro de instrumentos digital (tacômetro e velocímetro digitais), pedais em alumínio, borboletas atrás do volante de três raios e logotipo F-Sport na base, teto solar panorâmico retrátil, carregador de celular sem fio por indução, HUD (Head-Up Display), que projeta no para-brisas informações da velocidade, do navegador, entre outras.  A F-Sport também se diferencia externamente pela suspensão com ajuste mais esportivo, a grade dianteira estilo colméia, spoiler na parte inferior e protetor frontal cromado, retrovisores pretos e rodas aro 20 (também presentes na versão RX 350) com desenho diferenciado.

Ambas as versões trazem motor V6 3.5 com injeção direta de 305 cv de potência e 38 kgfm de torque. A tração é nas quatro rodas e é possível visualizar a quantidade de torque enviado entre os eixos (60/40). Pelo Drive Mode Select , o motorista pode escolher entre os modos de direção disponíveis (ECO, Normal, Sport e Sport S+). Eles alteram alguns parâmetros do carro, como suspensão (Sport S+), motor, câmbio, transmissão, caixa de direção (fica mais rígida só no Sport S+) e funcionamento do ar-condicionado (no ECO).

O RX 350 recebeu outros aprimoramentos mecânicos. Os coxins do motor foram reposicionados e passaram a ficar instalados na estrutura inferior do chassi. Dessa forma, contribuindo para o silêncio a bordo e a suavidade de condução. A estrutura da suspensão ganhou maior rigidez para reduzir a rolagem da carroceria em curvas, além de barra estabilizadora mais rígida e nova carga das molas dianteiras e traseiras. Em segurança, o crossover da Lexus oferece dez airbags (dois frontais, quatro laterais, dois de cortina, um de joelho e um no banco do carona), ISOFIX para a fixação de cadeirinhas infantis, sensor de chuva e de estacionamento dianteiro e traseiro. Além disso, ele traz freios ABS com EBD, assistente de frenagem de emergência, controle de tração e de estabilidade e assistente de partida em rampa