Novo Prius estreia a plataforma global TNGA da Toyota

A maior atração da Toyota no Salão de Tóquio é o novo Prius. O carro híbrido que popularizou esse conceito em todo o mundo começa a ser vendido em sua quarta geração ainda este ano no Japão. Em breve, ele chegará também ao Brasil. O Prius foi escolhido para ser o primeiro modelo a usar a Nova Arquitetura Global da Toyota (TNGA em inglês).Segundo o fabricante, trata-se de um programa de desenvolvimento inovador e integrado para componentes do motor e plataformas de veículos.

O novo Prius tem uma silhueta com linhas triangulares e acentuadas. Ficou muito mais bonito do que a geração anterior, ainda vendida no Brasil. O teto foi reduzido em 20 cm e deslocado para a frente. O capô foi rebaixado. Houve também uma perda de peso e ganho de economia de combustível. Segundo a Toyota, o novo Prius ficou mais agradável de conduzir devido à nova plataforma TNGA, pois o carro ficou mais baixo e sua carroceria é 60% mais rígida.

O novo Prius mede 4,540 m de comprimento, 1,760 m de largura e 1,470 m de altura. Seu entre-eixos é de 2,700 m. O Prius é o atual líder de vendas de carros híbridos/elétricos no Japão. Desde o seu lançamento, em 1997, já foram vendidas mais de 3,5 milhões de unidades desse modelo. No Brasil, entretanto, seu histórico é de apenas 600 unidades.

blog comments powered by Disqus