PreviousNext

Se o mercado está em má fase, esqueceram de avisar a Toyota. A montadora apresentou hoje (22/09), em São Paulo, duas séries especiais para aproveitar o bom momento de vendas do Corolla e do Etios. O Corolla Dynamic terá uma produção de 400 unidades/mês e já está à venda por R$ 95.800, nas cores branca, preta e prata. O Etios Ready terá um volume menor, de 250 unidades/mês, e começa a ser vendido dia 11 de outubro, por R$ 59.600, nas cores vermelha e prata.

A Toyota cresceu 1,2% no mercado este ano (perante uma queda geral superior a 23%). O Corolla — carro mais vendido do mundo no primeiro semestre — atingiu a incrível marca de 52% na categoria de sedãs médios em agosto, contra 36% há um ano. Já o Etios cresceu muito depois das recentes modificações e passou de 5,4% a 8,7% em sua participação no mercado brasileiro.

COROLLA DYNAMIC

Baseado na versão XEi (R$ 94.670), o Corolla Dynamic tem uma proposta de esportividade. Ele tem as capas dos espelhos externos e as rodas aro 16 pintadas em preto brilhante e luzes de LED na dianteira. O interior também é todo preto, com bancos de couro e costura branca aparente. Custa R$ 1.130 a mais que o Corolla XEi. O motor do Corolla Dymaic é o 2.0 flex Dual VVTi 16V, que entrega 143/154 cv de potência (gasolina/etanol) e torque máximo de 20,3 kgfm a 4.800 rpm.

O sedã tem transmissão CVT (continuamente variável) e shift paddles para quem gosta de dirigir na tecla “Sport Mode”. No ano em que completa 50 anos de produção mundial, o Corolla está longe de ter suas vendas afetadas pelos novíssimos Honda Civic e Chevrolet Cruze, seus maiores concorrentes. Os executivos da Toyota acreditam que o Corolla manterá seus clientes por ter uma proposta mais conservadora.

ETIOS READY

Bem mais barato, o Etios Ready é baseado na versão XS 1.5 automática (R$ 55.010). Vendido apenas na carroceria hatchback, o Etios Ready tem para-choques e frios laterais diferenciados (iguais aos da versão Platinum), bolsa organizadora no porta-malas e um completíssimo sistema multimídia (também herdado do Etios Platinum), que conta até com televisão e DVD, além de todas as conectividades mais populares. E o melhor: a central multimídia é sensível ao toque mas também possui botões, o que deixa seu manuseio muito simples. Segundo Carina Tcheon, responsável pelo projeto, se todos os equipamentos do Etios Ready fossem comprados à parte e colocados na versão XS, ele custaria R$ 62.110. No entanto, a Toyota vai vendê-lo por R$ 59.600.

O motor é o 1.5 flex Dual VVTi 16V, que desenvolve 102/107 cv de potência (g/e) e entrega 14,4 kgfm de torque máximo a 4.000 rpm. As rodas são aro 14, com calotas. Além disso, o Etios Ready tem mais de 50 acessórios originais disponíveis na rede de concessionárias da marca.

CICLO TOYOTA

Um dos segredos do fabricante japonês para seu sucesso de vendas na crise é o chamado “Ciclo Toyota”. Por meio dele, o cliente dá uma entrada de 30%, parcela o restante em parcelas de 12 a 36x e, quando faltam 15% para o quitar a dívida, pode optar por revender o próprio carro para a Toyota. A empresa garante a compra pagando 85% do valor da Tabela Fipe, para quem trocar de carro.

No caso do Etios Ready, a entrada será de R$ 17.877 e as parcelas em 36x serão de R$ 1.148. Segundo Marcelo de Paula Albino, gerente de carros de passeio, “a Toyota aproveitou o bom valor de revenda que seus carros têm para pagar 5% a mais do que o mercado normalmente paga”. Uma boa estratégia, pois assim também contribuiu para a valorização dos produtos e fideliza o cliente.

Em breve, os novos Corolla Dynamic e Etios Ready serão avaliados pela equipe da Motor Show.