PreviousNext

O processo de compra de um carro novo é bem diferente para quem tem algumas centenas de milhões de dólares na conta bancária. Não basta ir a uma concessionária e escolher um automóvel que esteja pronto para venda. A etiqueta manda que o cliente entre em contato com o fabricante e encomende uma máquina personalizada.

E o rei Harald V da Noruega fez exatamente isso e se tornou o primeiro (e até agora único) dono de um Audi A8 L Extended, uma versão alongada de 6,36 metros e seis portas do sedã de luxo, com capacidade para transportar seis passageiros.

O projeto e construção desta limousine de fábrica demorou quase um ano. A estrutura em alumínio foi toda retrabalhada para ganhar um prolongamento de 1,09 metro no entre-eixos (agora de 4,22 metros), com a instalação de um túnel central e reforços estruturais em alumínio extrudado (que oferecem mais resistência que as peças comuns), e de um teto panorâmico exclusivo. O resultado, segundo a Audi, é um carro com um comportamento dinâmico muito próximo ao A8 L normal.

Na cabine, todos os assentos são forrados em couro Valcona na cor bege, o mais caro disponível para os carros da Audi. Os bancos das fileiras traseiras são individuais e contam com ajuste elétrico, sendo que os passageiros da última fileira contam ainda com um frigobar e um sistema de entretenimento exclusivo.

O A8 L Extended está equipado com um motor 3.0 TFSI de seis cilindros e 310 cv, um câmbio automático de oito marchas e tração integral, que permitem a limousine de 2.418 kg atingir a velocidade máxima de 250 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos.