Os outros nomes dos carros brasileiros vendidos no exterior

Nem sempre um SpaceFox é um SpaceFox. Ou um Fiat Fiorino é Fiat Fiorino...

4979

Para atender às características de cada mercado, alguns carros brasileiros mudam de nome (ou até de marca) ao cruzar as fronteiras do Brasil. Confira abaixo alguns desses casos.

Dodge Vision
Divulgação
Divulgação

Esse é o típico caso que engana quem não olhar as fotos. A marca é americana e o nome é em inglês. Mas este sedã vendido no México é o brasileiríssimo Fiat Grand Siena, feito em Betim (MG).

RAM Promaster Rapid
Divulgação
Divulgação

Quem ouve falar em modelos da RAM, geralmente se lembra da gigantesca 3500. No México, porém, além da picape 700 (a Fiat Strada brasileira), a marca de utilitários do Grupo FCA vende também o Promaster Rapid, um Fiat Fiorino ‘Made in Brazil’, mas com o logotipo da cabeça de carneiro.

Volkswagen Suran
Divulgação
Divulgação

A perua SpaceFox, que desde 2011 é produzida em São José dos Pinhais (PR), é comercializada como Volkswagen Suran na Argentina. Em tempo: segundo o site do clube argentino do modelo, Suran é o nome dado a um vento patagônico. Mais nacionalista impossível!

Volkswagen Gol Sedan
Divulgação
Divulgação

Durante muito tempo, o VW Gol foi vendido como Pointer no México. Atualmente o hatch compacto tem o mesmo nome nos dois países. E nada mais natural (para os mexicanos) que a variação sedã do mesmo modelo virasse Gol Sedan.

Ford Figo
Ford
Ford

Ok. Esse não é exportado pela Ford brasileira para a Índia. Mas o fato de ser um projeto brasileiro o qualifica para esta lista. Além do nome, o Ka dos indianos tem conjunto mecânico diferente e algumas diferenças estéticas.

blog comments powered by Disqus