Quem acompanha a MOTOR SHOW sabe que esta é uma seção peculiar. Neste espaço, nós, jornalistas, viramos consumidores. Usamos o carro no dia a dia e, depois, damos um parecer: gostamos ou não? Compraríamos? Sem racionalizar muito, só uma questão de preferências e necessidades. Aqui podemos – e devemos – ser subjetivos. E isso implica fazer con ssões. E vou fazer a minha sem pensar muito, porque sei que serei criticada: cansei do design do Elantra. Suas linhas modernas, harmoniosas, uidas, orgânicas… não me encantam como antes. O Sonata, com estilo semelhante, talvez por ser mais re nado, ainda me faz virar o pescoço, mas o Elantra, já deu!

Por sorte, descobri que o Hyundai é muito mais que um rostinho bonito. A lista de equipamentos me satisfez e o interior tem um design incrível. O cuidado com a escolha de cores e materiais é notável – dignos de um modelo mais caro. Para uma família de quatro pessoas, como a minha, o espaço é adequado e o porta-malas, apesar de não ser gigantesco, foi su ciente para as compras do supermercado e a viagem de fim de semana.

Na cidade, seu motor 1.8 de 150 cv de potência dá conta do recado. Mesmo com o pico de torque chegando só a 4.700 rpm, para as exigências triviais a força disponível em baixas é su ciente e a transmissão bem escalonada garante agilidade. Se está esperando esportividade, esqueça (que atire a primeira pedra o sedã médio de mesmo preço que a oferece). Sua suspensão é voltada ao conforto, mas ainda rme. O volante elétrico é que isola demais o motorista – único ponto que realmente me desapontou. Na estrada, a rmeza ajuda nas curvas e na sensação de robustez em altas velocidades. Já o conjunto motriz, aqui, mostra seu ponto fraco. Em ultrapassagens, o câmbio demora para fazer as reduções.

Se eu compraria? Não nesta versão topo de linha de R$ 86 mil. E aqui vai outra con ssão: o Volkswagen Jetta (entre R$ 82 mil e R$ 90 mil) é minha referência nesse segmento, tanto em re no construtivo quanto em desempenho. Por isso, um três volumes, para mim, tem que ser quase tão bom quanto ele ou custar bem menos. Agora, se fosse gastar cerca de R$ 75 mil, ai sim, o Elantra básico estaria entre as minhas opções.

Hyundai Elantra

MOTOR quatro cilindros em linha, 1,8 litro, 16V, duplo comando variável TRANSMISSÃO automática, seis marchas, tração dianteira DIMENSÕES comp.: 4,53 m – larg.: 1,78 m – alt.: 1,45 m ENTRE-EIXOS 2,700 m PORTA-MALAS 420 litros PNEUS 245/45 R17 PESO 1.225 kg • GASOLINA POTÊNCIA 150 cv a 6.500 rpm TORQUE 18,6 kgfm a 4.700 rpm VEL. MÁXIMA 195 km/h 0 – 100 KM/H 9,9 segundos CONSUMO não disponível CONSUMO REAL cidade: 12,3 km/l – estrada: 17 km/l (EUA)

O espaço no banco traseiro é bom, e tanto o design quanto os materiais do interior, melhores que a média do segmento, agradaram à nossa equipe

As linhas do painel são ousadas e os instrumentos, a cima, proporcionam uma ótima leitura. Faltam apenas as borboletas no volante para trocas de marcha

Contra Ponto

• Para início de conversa, vou ter que discordar da minha colega Ana Flávia Furlan. Ainda acho o desenho do Elantra belíssimo, com suas linhas uidas e arredondadas. Ele mescla elegância com esportividade e, na minha opinião, é o sedã mais arrojado do segmento. E como chama a atenção pelas ruas! O interior também me cativou, principalmente pela qualidade do acabamento, dos confortáveis bancos e do volante de ótima empunhadura. Também gostei do funcionamento suave e silencioso do motor, mas me desagradou o seu desempenho. Nas saídas, o Elantra leva um tempo para deslanchar, e as retomadas demoram. Uma pena não ter borboletas no volante, permitindo trocas manuais somente pela alavanca. Agora, vou concordar com a Ana: a suspensão rme dá um “quê” de esportividade e, nas curvas, não sacri ca o conforto. Sem dúvida, compraria esse sedã na versão topo de linha – e desfrutaria dos seus itens de conveniência, do excelente sistema de áudio e, claro, do visual encantador.

Rafael Poci Déa | Repórter

Os concorrentes

Chevrolet Cruze

“O novo sedã também tem motor 1.8, câmbio de seis marchas e um design agradável – e a rede de concessionária é bem maior.”

Douglas Mendonça

Toyota Corolla

“O japonês já foi referência no segmento, mas já está cando para trás. O câmbio automático de quatro marchas decepciona.”

Rodrigo Maia

Vokswagen Jetta

“Mais barata que o Elantra topo de linha, a versão Highline tem 200 cv, transmissão de dupla embreagem e design mais sóbrio.”

Flavio R. Silveira