Segundo o dicionário, um dos significados da palavra essência é “aquilo que faz que uma coisa seja o que é, ou que lhe dá a aparência dominante; aquilo que constitui a natureza de um objeto”. E qual a essência do Mini? Sua personalidade. Por isso, os puristas podem achar o Mini Hatch 5 portas um contra-senso. Ele é o primeiro hatch na história do fabricante lançado com essa carroceria. Muito mais do que a origem, o que preocupa a Mini (ou o Grupo BMW, seu dono) é o mercado. De acordo com a marca, o modelo tem público diferente do Mini Countryman e corresponderá por 25% das vendas neste ano.


O painel do 5 portas é igual ao do modelo 3 portas. No detalhe (à esq.), o controle do piloto automático adaptativo

A carroceria de cinco portas tem o entre-eixos aumentado em 72 mm (são 2,567 m contra 2,495 m do modelo Hatch 3 portas). O comprimento também é maior e espichou em 161 mm, além da altura crescida em 16 mm. A largura manteve-se inalterada. Essas novas dimensões proporcionaram um porta-malas com 278 litros (67 litros extras com relação ao modelo 3 portas) e mais espaço para as pernas dos passageiros traseiros. Contudo, o túnel central elevado rouba o espaço do terceiro ocupante. São três versões oferecidas: Mini Cooper A/T (R$ 105.950), Mini Cooper S Exclusive (R$ 122.500) e Mini Cooper S Top (R$ 139.950), o das fotos.

Os motores são 3 cilindros turbo 1.5 de 136 cv de potência ou 4 cilindros turbo 2.0 de 192 cv (para as configurações Cooper S). Ambas as motorizações usam transmissão automática Steptronic de seis marchas e tanto o Cooper quanto o Cooper S oferecem o Driving Mode, com os modos de condução MID (padrão), Sport (esportivo) e Green (baixo consumo de combustível). Ao volante, o Cooper S Top tem uma dinâmica idêntica à do irmão Cooper S 3 portas. O motor 2.0 turbinado com injeção direta tem pouco turbo lag (aquele atraso antes de o turbo encher) e, dessa forma, aparecem respostas de prontidão desde os giros mais baixos.


Nas fotos do alto, o velocímetro e o contagiros quase formam uma peça única. Acima, o controle da central multimídia e a alavanca do câmbio. Ao lado, o espaço traseiro, que só leva dois adultos, pois é estreito e tem o túnel bastante elevado

O câmbio automático realiza rápidas mudanças e é possível trocar sequencialmente as seis marchas pela alavanca ou nas borboletas atrás do volante. A Mini preza pela filosofia go-kart-feeling, a sensação de estar dirigindo um kart. Isso não mudou no Mini 5 portas. O carro continua sendo um devorador de curvas. A suspensão adaptativa muda a rigidez atuando no curso do amortecedor. Pode-se escolher entre duas regulagens: a Normal (que atua modos MID ou Green) e a Sport. MID é padrão; Green é ecológica.

Em segurança, as versões S Top trazem o Drive Assist, que monitora diversas funções do carro, como o assistente de farol alto, o aviso de colisão dianteira e o preparo dos freios em caso de colisão. Além do Drive Assist, a configuração S Top ainda traz o HUD (Head-Up Display), que projeta em uma tela de acrílico informações como velocidade, navegação, listas de áudio, etc. Além do Mini Cooper 5 portas, estão agendados para 2014 o Mini Hatch 3 portas John Cooper Works (JCW) em meados do segundo semestre e o Mini Countryman nacional bem no final do ano.

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Ficha técnica:

Mini Cooper Hatch 5 portas

Motor: 4 cilindros em linha, 16V, turbo, injeção direta, desativação de cilindros, start-stop
Cilindrada: 1998 cm3
Combustível: gasolina
Potência: 192 cv entre 4.700 e 6.000 rpm
Torque: 28,5 kgfm de 1.250 a 4.750 rpm (30,5 kgfm c/overboost)
Câmbio: automático sequencial, seis marchas
Tração: dianteira
Direção: elétrica
Dimensões: 3,982 m (c), 1,709 m (l), 1,430 m (a)
Entre-eixos: 2,567 m
Pneus: 205/45 R17
Porta-malas: 278 litros
Tanque: 44 litros
Peso: 1.315 kg 0-100 km/h: 6s8
Vel. máxima: 230 km/h
Autonomia cidade: 10,0 km/l
Autonomia estrada: 12,9 km/l
Nota do Inmetro: A (na categoria esportivo)