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Com a novíssima geração do 3008, a Peugeot quer se estabelecer no segmento C. Para isso, o modelo produzido na fábrica de Sochaux, na França, deixou de lado o estilo crossover para virar um utilitário-esportivo. Completamente renovado, o design do 3008 teve a inspiração do conceito Quartz, apresentado no Salão de Paris de 2014. Essa influência aparece, por exemplo, na linha de carroceria da carroceria alta, nas lanternas de LED e nos faróis, que podem ser halógenos ou Full LED (opcionais).  A capacidade do porta-malas foi aumentada para 520 litros. Já as rodas podem ser de aro 17”,18” e 19”. 

A cabine exibe a nova geração do Peugeot i-Cockpit, com quadro de instrumentos dotado de tela de 12,3” totalmente configurável e cinco modos de visualização. O volante é revestido em couro e seu diâmetro diminuto remete diretamente ao dos modelos 208 e 2008. A qualidade dos acabamentos agradam, assim como os detalhes cromados e pintados em preto brilhante. Há bom espaço para as pernas do condutor e os bancos dianteiros oferecerem cinco programas de massagem. O teto solar é panorâmico e o sistema de áudio leva a assinatura da marca francesa premium Focal.

A central multimídia funciona como um tablet e possui tela de 8”reunindo as funções de rádio, climatização, navegação, parâmetros do veículo, telefone, aplicativos e permitindo a reprodução da tela do smartphone via MirrorLink (smartphones Android), Android Auto e Apple CarplayTM (a partir do iPhone 5) – ainda há reconhecimento de voz por meio do smartphone  (S-Voice Android e Siri da Apple).  Já para deixar o interior perfumado, a Peugeot instalou um difusor de fragrâncias.

O 3008 é construído sobre a plataforma EMP2 sendo 100 kg mais leve que o antecessor. Na Europa, o 3008 oferece uma vasta gama de motorers. Entre eles, 1.2 a gasolina de 130 ou 165 cv e a diesel 1.6 e 2.0 – potências de 100 cv, 120 cv, 150 cv e 180 cv. No Brasil, quando chegar trará propulsor 1.6 THP (Turbo High Pressure) a gasolina.

Igual ao irmão menor 2008, o 3008 tem o Advanced Grip Control, com cinco modos de aderência (nomal, neve, lama, areia e a possibilidade de desligar o controle de estabilidade). E quem for encarar os trechos mais acidentados, o Hill Assist Descent Control (HADC) permite descer desclives acentuados com total segurança. Ainda em segurança, o lança,emento da Peuegot, é equipado com o Advanced Driver Assistance Systems (ADAS) reunindo frenagem automática de emergência (Active Safety Brake) e os alertas de risco de colisão, de ultrapassagem involuntária de faixa (Active Lane Departure Warning), de pontos cegos e de atenção do condutor. Além disso, há comutação automática de faróis altos/baixos, reconhecimento das placas de velocidade e regulador de velocidade adaptativo. Já para facilitar a vida do motorista na hora de manobrar ou de fazer balizas, o 3008 oferece visão 360º e estacionamento automático.

NO BRASIL

Diferente do 3008, o crossover 2008, que é fabricado em Porto Real (RJ), não irá ganhar a reestilização apresentada recentemente no mercado europeu. Outro modelo que não deve chegar ao País é a geração mais recente do médio 308, cuja importação era dada como certa tempos atrás.