Porsche 911: uma paixão antiga que mexe com a gente

Todos os 911 passam a ter motor turbo. No Carrera S, são 420 cv de potência. fomos a uma ilha do atlântico para conferir seu desempenho

Minha primeira vez ao volante de um Porsche 911 aconteceu há pouco mais de 10 anos. Na época, um Carrera Coupé da geração 993 (produzida de 1993 a 1998) dotado de motor Boxer (cilindros contrapostos) 6 cilindros 3.6 de 274 cv com câmbio manual de seis marchas e tração traseira. O tempo passou e algumas coisas evoluíram, mas sem perder sua personalidade. Como o 911. Desde o seu lançamento, em 1964, o nine-eleven (como é chamado lá fora) preserva sua personalidade no design, que pouco mudou ao longo de 51 anos de história. (Nota da Redação: a Porsche apresentou em 13 de abril a linha 911 para o Brasil. Confira as versões e preços aqui)

Mesmo com essa idade, o Porsche continua sexy aos olhos como poucos automóveis conseguem ser. Mais do que sua beleza insinuante, a receita do 911 é única. Alguns até tentaram (com sucesso) trilhar o mesmo caminho, como o Mercedes-AMG GTS e o Jaguar F-Type. No entanto, como já dissemos, só um 911 é um 911. Muitos puristas podem torcer o nariz, mas a grande novidade dessa nova geração 991 Type II é a chegada dos motores turbo em todos os 911. O uso do turbo não é propriamente uma inovação dentro da linha Porsche – o primeiro modelo a utilizá-lo foi lançado no final de 1974.

O novíssimo motor 6 cilindros Boxer 3.0 com dois turbos (um alimentando cada bancada de cilindro) substituiu o anterior 6 cilindros (também Boxer) 3.8. Na comparação, aparecem 20 cv a mais, além da diminuição do consumo e da emissão de poluentes. No Carrera, a potência foi de 350 cv para 370 cv, enquanto o torque passou de 39,8 kgfm para 45,9 kgfm. Já no Carrera S, são 420 cv (antes 400) e 51 kgfm (tinha 44,9 kgfm). O 911 Carrera S desperta com um rugido nervoso e metálico acompanhado do sopro dos dois turbos.

Os engenheiros da Porsche souberam trabalhar a sonoridade do esportivo. E essa sinfonia produzida não parece vir de um motor turbinado – como acontece no Mercedes-AMG GTS com seu bloco V8 4.0 biturbo. Logo nos primeiros metros, o 911 Carrera S mostra a que veio. O ânimo do esportivo parece infinito e não há nenhum turbo lag (aquele atraso antes de o turbo acordar). Devido ao baixo peso de 1.460 kg, as respostas são imediatas. Impressiona como os 420 cv são entregues de forma extremamente progressiva.

À medida que pressionamos o pedal da direita, o barulho dos turbos invade a cabine, fazendo um convite a acelerar mais e mais… é puro prazer automotivo! O câmbio pode ser manual ou automatizado PDK (Porsche Doppelkupplung), ambos de sete velocidades. Essa caixa robotizada é uma obra de arte da engenheira, com mudanças rapidíssimas. As trocas sequenciais são feitas pelas borboletas de alumínio ou na alavanca. Com o  PDK, o 911 Carrera S faz de 0-100 km/h em 3,9 segundos. Durante as reduções de marchas é impossível não abrir um sorriso com os “pipocos” emitidos pelas duas saídas de escapamento.

Para elevar os ânimos, veio o seletor no volante oriundo do híbrido 918 Spyder, com os modos de condução Comfort, Sport, Sport Plus e Individual, que alteram os parâmetros do carro. No centro desse seletor giratório está a tecla Sport Response. Ao ser pressionada, ela configura o 911 para a máxima entrega de desempenho, independentemente do programa de direção selecionado. Embora desempenho seja o sobrenome do 911, o modelo também tem seu lado ecológico, como a função Costing, que engata o ponto-morto do câmbio ao aliviar o pé do acelerador.

Agora, todos os 911 trazem suspensão ajustável PASM (Porsche Adaptive Suspension Management), podendo ser integrada ao PDCC (Porsche Dynamic Chassis Control). Além de ser 1 cm mais baixo em relação ao 911 anterior, uma inovação do carro são as rodas traseiras esterçantes. Em velocidades baixas (até 50 km/h), as dianteiras viram para o lado oposto das rodas traseiras. Em velocidades superiores (acima de 80 km/h), ambas esterçam para o mesmo sentido. É perceptível como essa novidade beneficiou a estabilidade e o controle do 911 nas curvas, mesmo ao contorná-las velozmente.

Por ser baixo em relação ao solo, a suspensão permite elevar a dianteira em 4 cm para transpor valetas, lombadas ou entradas de garagem. E para domar os 420 cv do Carrera S, os freios dianteiros utilizam discos com 350 mm de diâmetro e seis pistões; na traseira, têm 330 mm e pinças de quatro pistões. Além da capacidade de acelerar e de contornar curvas, o 911 também impressiona por suas frenagens. Por dentro, o 911 pouco foi mexido. A inovação do interior está na nova central multimídia. O navegador por GPS utiliza os mapas do Google Earth e do Street View, além de mostrar informações de trânsito em tempo real.

Costumo falar que um Porsche não é definido por seu ano ou modelo. Mesmo passados mais de dez anos da minha última experiência, o 911 ainda desperta sentimentos únicos e dificilmente explicados. Depois de deixar o 911 Carrera S lá em Tenerife, nas Ilhas Canárias, onde ocorreu esse test-drive, me consola o fato de revê-lo entre março e abril de 2016, quando o Carrera e o Carrera S chegarão ao Brasil. Os preços? Ainda não estão definidos, mas um Carrera S Coupé deverá custar algo em torno de R$ 550.000.

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Ficha técnica:

Porsche 911 Carrera S Coupé PDK

Preço estimado: R$ 550.000
Motor: 6 cilindros contrapostos (Boxer), 24V, válvulas com variação de abertura e tempo (VarioCam), biturbo, injeção direta, start-stop
Cilindrada: 2981 cm3
Combustível: gasolina
Potência: 420 cv a 6.500 rpm
Torque: 51 kgfm de 1.700 a 5.000 rpm
Câmbio: automatizado (PDK), sete marchas, dupla embreagem
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (d) e multi-link (t)
Freios: discos perfurados e ventilados (d/t)
Tração: traseira
Dimensões: 4,499 m (c), 1,808 m (l), 1,302 m (a)
Entre-eixos: 2,450 m
Pneus: 245/35 R20 (d) e 305/30 R20 (t)
Porta-malas: 145 litros (d) e 260 litros (t)
Tanque: 64 litros
Peso: 1.460 kg
0-100 km/h: 3s9*
Velocidade máxima: 306 km/h
Consumo cidade: 10 km/l**
Consumo estrada: 15,6 km/l**
Emissão de CO2: 189 g/km**
Nota do Inmetro: não participa

*Dados com câmbio PDK e modo Sport Plus acionado
**Dados divulgados pelo fabricante na Europa

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