PreviousNext

O “baby-Cayenne”, o Porsche Macan, ganhou uma versão GTS (Gran Turismo Sport). Ele é o novo integrante desta família já formada pelos modelos Boxster, Cayman, Panamera e Cayenne.  Posicionado entre as versões Macan S e Macan Turbo, o Macan GTS usa um motor V6 biturbo a gasolina (do Macan S), mas com aperfeiçoamentos no sistema de admissão completamente revisto, na exaustão e na pressão de trabalho do turbo aumentada em 0,2 bar indo a 1,2 bar, por exemplo. Essas modificações proporcionaram 20 cv de potência a mais, que totalizam 360 cv contra 340 cv do Macan S. O torque também aumentou passando para 51 kgfm entre 1.450 e 5.000 rpm – o Macan S tem 47 kgfm.

O propulsor biturbo V6 trabalha em conjunto com o câmbio PDK (Porsche Doppelkupplung) de dupla embreagem e sete marchas. Quem preferir pode realizar trocas sequenciais pelas borboletas atrás do volante. Segundo a Porsche, todo o chassi foi revisado. A suspensão adaptativa PASM (Porsche Active Suspension Management) é de série e está 15 mm rebaixada em relação às do Macan S. Opcionalmente, está disponível a suspensão pneumática, que varia a altura do modelo dependendo do estilo de condução. As rodas aro 20 têm pneus 265/45 na frente e 295/40 na traseira. Elas deixam à mostra belos freios emprestados da versão Macan Turbo.  

A tração integral proporciona uma dinâmica e controle elogiáveis. O Porsche Traction Management (PTM) permite distribuir praticamente de maneira instantânea a quantidade de torque enviado pelo motor. Em condições normais, a força é enviada para as rodas traseiras, contudo, o sistema PTM pode despejar até 100% do torque no eixo dianteiro. Instigante de acelerar, o Macan GTS também exibe um visual arrebatador, com muitos detalhes em preto brilhante. O pacote SportDesign é de série incluindo kit de carroceria, as já faladas rodas aro 20, lanternas traseiras de LED escurecidos e dupla saída de escapamento.

Por dentro, o interior não deve em nada ao exterior. A cabine do GTS oferece bancos esportivos, com a parte central revestida em Alcantara (os dianteiros com ajustes elétricos e oito posições). Uma novidade, assim como no 911, é a nova central multimídia Porsche Communication Management (PCM) com tela de sete polegadas e outras tecnologias, como informações do trânsito em tempo real.

O Macan GTS chega ao Brasil entre março e abril do próximo ano, mas os preços ainda não estão definidos.