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A Porsche apresentou oficialmente a segunda geração do Panamera. Lançado em 2009, o primeiro sedã de luxo da marca alemã abandonou as linhas que causaram polêmica entre os fãs da marca, ficou maior e adotou uma carroceria fortemente inspiradas na do esportivo 911.

Os motores também são novos: todos biturbo e, segundo o fabricante, 16% mais eficientes graças à adoção da também nova transmissão PDK II, de oito marchas e dupla embreagem. O 2.9 V6 de 440 cv equipa o Panamera 4S, enquanto o Turbo tem um 4.0 V8 de 549 cv. Pelo primeira vez na linha, está disponível ainda o 4S Diesel, com um V8 de 421 cv e impressionantes 86,6 kgfm de torque.

A lista de equipamentos tecnológicos inclui o sistema de visão noturna, com uma câmera térmica que permite identificar pessoas e animais e faróis de LED, e o Porsche InnoDrive, que funciona em conjunto com o piloto automático adaptativo, o sistema de navegação as câmeras do veículo para definir as taxas de aceleração, desaceleração e até as trocas de marchas nos próximos três quilômetros do trajeto.

Com a nova geração, a Porsche mudou também a logística de produção do Panamera. Antes, a carroceria era montada na fábrica da Volkswagen e apenas a montagem final era feita na unidade industrial da Porsche em Leipzig, que a partir de agora assume a produção integral do sedã.