Devo confessar que comecei a avaliar esse A4 cheio de preconceitos: contra a tração dianteira, contra o câmbio CVT e, em escala menor, contra os motores turbo. Teoricamente, o torque no eixo da frente não combina com esportividade, muito menos o câmbio sem relações de marcha. Os motores com a sobrealimentação, por sua vez, sofrem – com raras exceções – do abominável turbo lag. Por que levaria esse Audi para casa se as concorrentes alemãs Mercedes e BMW vendem, por valores próximos, carros livres de pelo menos dos dois primeiros “problemas” citados? Bem, o fato é que esse A4 tem outras qualidades que fizeram dele uma boa surpresa. A começar pelo motor.

Por um valor similar ao dos rivais de entrada – BMW 320i e Mercedes C180 –, seu torque de mais de 32 kgfm está mais próximo ao das versões topo: 328i e C250. A potência de 180 cv não é tudo isso, mas, se a máxima diz que compramos potência e usamos torque, aqui a relação custo-benefício do Audi fica mais interessante. A esportividade só não é maior por causa do câmbio CVT. A Audi se esforça, simulando oito marchas e oferecendo borboletas para trocas, mas sente-se que é um CVT. Para quem gosta de conforto, é até melhor que a caixa de dupla embreagem do A4 Ambition, mas, para quem busca esportividade, as “patinadas” ainda decepcionam.

Da mesma forma, a maioria dos motoristas só nota vantagens na tração dianteira, como mais espaço na cabine (com túnel central menor) e maior controle sobre as barbeiragens. Eu, contrariamente, vejo problemas: roda patinando em aceleradas, substerços. Ah, ia me esquecendo do turbo lag: aqui ele ainda é gritante.

Falei em uma boa surpresa e só estou reclamando – e reforçando meus (pre)conceitos. Voltando às qualidades, o ótimo torque garante aceleradas vigorosas e, embora demore para responder, está quase sempre disponível na totalidade. Além disso, no acabamento interno e na farta lista de equipamentos, ele supera, e muito, os rivais. Por R$ 128.900 – bons R$ 11 mil a menos que a versão Ambition – esse A4 Attraction abre mão só do teto-solar e do sensor de estacionamento traseiro. Quase me convenceu. Se minha prioridade fosse o conforto, até o levaria…