PreviousNext

Há cinco anos, o Chevrolet Astra Advantage custava pouco mais de R$ 44.000 e trazia ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, faróis de neblina e rodas aro 16. É praticamente a mesma lista de itens desta S10 Advantage, que chegou recentemente ao mercado por R$ 86.900. Ela está posicionada entre as versões cabine dupla LS (R$ 81.750) e LT (R$ 90.890).

Disponível no Cobalt, Classic, Prisma e Spin, a linha Advantage –, que no passado também já apareceu na S10 – tem foco no custo/benefício e oferece na S10 rodas aro 16 escurecidas, faróis de neblina, sistema multimídia MyLink, trio elétrico, banco do motorista e coluna de direção ajustáveis em altura, logotipos alusivos à versão e maçanetas e para-choques pintados na cor da carroceria. Aliás, essa configuração da S10 é vendida somente nas cores branca, prata e em dois tons de cinza.

Diante das rivais com motores flex e tração 4×2, a S10 Advantage é mais cara comparada à Mitsubishi L200 Triton HLS (R$ 85.490), porém tem preço mais em conta em relação à Ford Ranger XLS 2.5 (R$ 90.700) e à Toyota Hilux SR (R$ 104.750) – a única delas com câmbio automático nessa faixa de preço. Assim como algumas das rivais, a S10 Advantage não oferece sensor de estacionamento, um item bastante prático em um carro com mais de 5 metros de comprimento. Falando em comodidades, o acabamento do interior pode não trazer grandes luxos, mas até que é condizente com o preço dessa versão. Sob o capô da S10 Advantage está o motor 2.4 flex de até 147 cv de potência e 24,1 kgfm de torque com etanol.

Esse propulsor é mais fraco que o das rivais Toyota Hilux SR (163 cv e 25 kgfm), Mitsubishi L200 Triton HLS (142 cv e 22 kgfm), Ford Ranger XLS (173 cv e 24,7 kgfm) e até em relação ao bloco 2.5 Ecotec flex (206 cv e 27,3 kgfm) que equipa as configurações LT, LTZ e Freeride da S10 – todos os dados com etanol. O motor 2.4 oferece um desempenho apenas razoável. Ele vem acompanhado de câmbio manual de cinco marchas e tração 4×2. As suspensões robustas aguentam o tranco, mas na cidade o pula-pula é inevitável ao passar por buracos ou imperfeições quando a S10 está com a caçamba vazia.

—-
Ficha técnica:

Chevrolet S10 Advantage 2.4 Flex

Preço básico: R$ 86.700
Carro avaliado: R$ 86.700
Motor: 4 cilindros em linha 2.4, 8V
Cilindrada: 2405 cm3
Combustível: flex
Potência: 141 cv a 5.200 rpm (g) e 147 cv a 5.200 rpm (e)
Torque: 22,3 kgfm a 2.800 rpm (g) e 24,1 kgfm a 2.800 rpm (e)
Câmbio: manual, cinco marchas
Direção: hidráulica
Suspensões: independente (d) e feixe de molas (t)
Freios: discos (d) e tambores (t)
Dimensões: 5,347 m (c), 1,882 m (l), 1,822 m (a)
Entre-eixos: 3,096 m
Pneus: 245/70 R16
Caçamba: 1.061 litros
Tanque: 80 litros
Peso: 1.806 kg
0-100 km/h: não divulgado
Velocidade máxima: não divulgada
Emissão de CO2: sem dados
Consumo: não divulgado
Nota do Inmetro: não participa