O sistema de som multimídia é ruim de mexer, mas tem GPS. Ao lado, a alavanca de câmbio, na coluna de direção, e os botões de controle do som e dos modos de câmbio e suspensão. Por fora, o modelo é discreto: não diz que é blindado

Este Classe E é diferente dos outros: depois de sair da linha de produção, na Alemanha, ele passa pelo México antes de chegar ao Brasil. Lá, termina de ser montado e recebe uma blindagem completa. Apesar de não ser feita na fábrica em si, a marca garante que a blindagem do E 500 Guard tem os mesmos benefícios que esse tipo de proteção costuma garantir. O principal deles é que não há pontos vulneráveis na carroceria, como costuma acontecer nos retrovisores e nas maçanetas das blindagens feitas por empresas especializadas. Outro, não menos importante, é que, por conta dos 300 kg extras (no total são 2.245 kg), o carro teve diversos componentes recalibrados. Freios, amortecedores e eixos, principalmente, são reforçados para garantir maior durabilidade; nas blindagens tradicionais, as trocas dessas peças é muito mais frequente.

Por R$ 421.500, ele é o único Classe E vendido hoje no Brasil com motor V8 (além do AMG que você vê na página 68, claro) e custa R$ 86.600 a mais que o E 350 Executive, que tem motor V6. A blindagem VR4 permite que ele resista a disparos até de Magnum 44, além de suportar pequenas cargas explosivas. Pode vir, ainda, com uma chapa de aço na parte inferior, que protege, por exemplo, de minas terrestres.

O motor V8 de 4,6 litros – que não é o mesmo do AMG – rende 408 cv de potência, e a transmissão automática de sete marchas oferece dois modos de condução (econômico ou esportivo). A suspensão a ar também tem dois modos – confortável ou esportivo – mas sofre com as condições do nosso asfalto. Uma tecla permite levantar o sedã para passar por valetas ou lombadas, e os pneus Run Flat podem rodar murchos por até 80 km a uma velocidade de até 80 km/h.

Quem viaja no Guard (a maioria no banco de trás!) ainda desfruta de muito espaço e silêncio absoluto. Diferentemente de outros blindados, os vidros dianteiros abrem por completo (os traseiros, só parcialmente). A garantia é de dois anos e, segundo a marca Mercedes, há peças de reposição para pronta-entrega.

Mercedes E 500 Guard

MOTOR oito cilindros em V, 4,6 litros, comando variável, start-stop, injeção direta, biturbo TRANSMISSÃO automática, sete marchas, tração traseira DIMENSÕES comp.: 4,86 m – larg.: 1,85 m – alt.: 1,45 m ENTRE-EIXOS 2,874 m PORTA-MALAS 535 litros PNEUS 245/45 R17 PESO 2.245 kg • GASOLINA POTÊNCIA 408 cv de 5.000 a 5.750 rpm TORQUE 61,2 kgfm de 1.600 a 4.750 rpm VEL. MÁXIMA 240 km/h (limitada) 0 – 100 km/h 5,3 segundos CONSUMO não disponível