Um novo Suzuki Swift em 2017

10373

As provas são circunstanciais, mas há elementos que fazem considerá-las críveis. Partimos de informações oficiais: a Suzuki, conforme último plano industrial, pretende lançar pelo menos um modelo novo a cada ano. E em 2017, segundo informações que obtivemos, o lançamento será tradicional – nada que siga a moda de SUVs e crossovers.

Além disso, dizem, o modelo terá dimensões compactas. Considerando a recente renovação da parte “baixa” da gama da marca, as pistas apontam diretamente para o Swift. E o tempo também pede um novo Swift. A geração atual foi lançada em 2010, e a nova chega ao Japão este ano, na Europa em março de 2017 (Salão de Genebra de 2017) e logo depois ao Brasil.

Quattroruote
Ilustração: Quattroruote

O próximo Swift se manterá fiel à sua fórmula de design já característica, com apenas alguns elementos acentuados, como mostram nossas ilustrações acima. O que deve mudar mais é o tamanho. Com a recente chegada do novíssimo Baleno (modelo que tem 3,99 m de comprimento), esse outro hatch compacto da marca, que hoje tem 3,85 m, pode ser ligeiramente encurtado – e alargado, para enfatizar sua boa dinâmica.

As inovações mais legais estarão na gama de motores, que além do 1.6 atual será acrescentada de um 3 cilindros turbo 1.0 12V (chamado oficialmente de Boosterjet, terá 111 cv e pouco mais de 17 kgfm) e uma versão híbrida “leve”, com um 1.2 a gasolina aspirado.

blog comments powered by Disqus