Com alta de 84%, o prêmio do seguro do Toyota Corolla foi o que apresentou a maior variação semestral dentre os cinco carros mais vendidos do Brasil, aponta pesquisa realizada pelo site de cotação de seguros ComparaOnline. Entre outubro de 2015 e abril de 2016, o valor médio do prêmio para o sedã médio passou de R$ 2.005,40 para R$ 3.800.

Diretor de marketing do ComparaOnline, Gutemberg Fragoso destaca que o levantamento foi feito sem um perfil específico de motorista, levando em consideração os valores das cotações realizadas pelo site no período da pesquisa. “Isso permitiu atingir um resultado que é mais próximo do perfil médio do motorista brasileiro”, disse.

Líderes entre os mais vendidos, o Chevrolet Onix e Hyundai HB20 também sofreram elevação no preço do seguro no período, de 55% e 27%, respectivamente. Já no caso do Ford Ka e do Fiat Palio os valores ficaram em média 27% e 12% mais baratos, respectivamente.

Fragoso destaca que o levantamento não conseguiu apurar as razões específicas para a flutuação nos valores, mas que uma explicação para a questão estaria na própria fórmula de precificação dos seguros, que leva em consideração desde o perfil do proprietário até fatores relacionados ao automóvel (disponibilidade e preço de peças de reposição, valor de mercado do veículo e o risco de sinistros).

“O levantamento demonstra a importância de incluir o investimento no seguro na ponta do lápis antes de comprar um carro. Assim como preço de manutenção, gastos com combustível e posição na tabela FIPE, por exemplo, esse é um fator determinante para a decisão mais acertada do motorista”, finaliza o executivo do site.