T-Roc, Karoq, Tharu: os novos SUVs da Volks e o mercado brasileiro

Enquanto o VW T-Roc e Skoda Karoq estreiam em Frankfurt, crescem as especulações sobre qual será o SUV entre o já confirmado T-Cross nacional e o novo Tiguan Allspace; Tharu é um código e uma das possibilidades, diz o CEO da marca no Brasil

4258

Dois importantes SUVs, parte da ofensiva do Grupo Volkswagen no segmento que mais cresce no mundo, estão sendo exibidos ao público pela primeira vez no Salão de Frankfurt. E alimentaram as especulações que há tempos circulam sobre o novo SUV que deve ser feito na Argentina – ou no Brasil – para ficar posicionado entre o T-Cross (leia mais sobre ele aqui) e o novo Tiguan Allspace, ambos já confirmados oficialmente para nosso mercado. Um deles MOTOR SHOW já havia mostrado em ilustrações há muito tempo e foi exibido pela Volks há poucas semanas – o T-Roc. O outro é o Karoq, modelo da Skoda, uma das marcas do Grupo Volkswagen, e que daria origem ao suposto Tharu, nome já registrado no Brasil pela marca.

Apesar de alguns meios já darem como certo que o Tharu será mesmo uma versão da Volks para o modelo da Skoda, o CEO da marca no Brasil, David Powels, em entrevista a um grupo de jornalistas Brasileiros, disse que o T-Roc não está totalmente descartado e que Tharu “é um código para outro SUV entre o T-Cross e o Tiguan”, que poderia ser uma versão do tal Karoq. Mas ele afirma embora seja certa a existência de um modelo nesse nicho, nada está decidido ainda, e que “estudam várias possibilidades”. A única certeza que Powels dá é que esse SUV será feito na plataforma MQB, a mesma de Polo, Golf, Tiguan e cia.

Segundo Powels, a marca tem uma fábrica na Argentina com capacidade para fazê-lo, mas também poderia produzi-lo no Brasil. Tudo dependerá da competitividade de cada uma, mas a tendência é que a opção seja mesmo pela produção no país dos “hermanos”.

De fato, como o T-Roc não é muito maior que o T-Cross, talvez a marca decida apostar em um modelo maior e mais próximo do atual queridinho do mercado de SUVs médios, o Jeep Compass, de 4,41 m – e o Skoda Karoq tem 4,38 m, ante “apenas” 4,23 m do T-Roc. Então, aparentemente, seria a escolha certa.

Considerando, porém, que segundo previsão do próprio Powels em quatro/cinco anos os SUVs representarão 35% das vendas no Brasil, será que não haveria espaço para os dois? O executivo diz que a marca uma linha com quatro ou cinco SUVs em nosso mercado nos próximos anos. Seriam T-Cross, T-Roc, Tharu, Tiguan e Touareg? Ou T-Cross, Tharu, Tiguan, Touareg e Atlas? A peças estão na mesa, resta ver como a Volks do Brasil vai jogar.

blog comments powered by Disqus