Toyota compra fatia da Mazda e anuncia fábrica conjunta nos EUA

A transação, de 50 bilhões de ienes (cerca de R$ 1,4 bilhões), marca o início de uma parceria tecnológica entre as duas montadoras

1621
Divulgação

A Toyota anunciou nesta sexta-feira (4) a aquisição de uma fatia de 5,05% das ações da também japonesa Mazda. A transação, de 50 bilhões de ienes (cerca de R$ 1,4 bilhões), marca o início oficial de uma parceria tecnológica e para a produção conjunta de veículos das duas marcas nos Estados Unidos.

A primeira unidade industrial da joint-venture deverá começar a operar em 2021 e terá capacidade para produzir até 300 mil veículo/ano. Da fábrica (cuja localização ainda não foi divulgada) vão sair o Toyota Corolla e novos crossovers da Mazda. Com o anúncio da parceria, a futura fábrica da Toyota em Guanajuato (México), ainda em construção, irá produzir a picape Tacoma no lugar do Corolla. A parceria entre Toyota e Mazda prevê ainda o desenvolvimento em conjunto de veículos com propulsão elétrica e também de novos sistemas de segurança e de conexão entre automóveis.

Atualmente, a Toyota vende na América do Norte o Yaris iA, sedã compacto que é basicamente o Mazda 2 com o logotipo da empresa. Com a assinatura do acordo, a Toyota vai passar a fornecer um monovolume para a Mazda vender no mercado japonês. No futuro, será possível que mais modelos de um fabricante sejam vendidos com o logo de outro.

blog comments powered by Disqus