Descubra tudo sobre seu carro

2064

Já faz tempo que falamos aqui do app Torque, capaz de se comunicar com a central eletrônica do carro e exibir informações valiosas de uso e defeitos. Agora, um aplicativo nacional aparece com funções similares. Chamado Carrorama by Multilaser, está disponível só para smartphones Android e é gratuito. Mas é preciso comprar um adaptador bluetooth para conectar à entrada OBD2 (On-Board Diagnosis) do carro. A marca vende um compatível e compacto em um kit com estojo de R$ 150. A localização da entrada OBD2 depende do carro, mas normalmente fica debaixo do painel, próximo à caixa de fusíveis.

Depois de conectar o adaptador, o app se comunica com ele e você preenche dados básicos do carro (marca, quilometragem, ano-modelo, etc.). O app então “conversa” com o carro e mostra uma tela básica, com velocidade, carga da bateria, nível do tanque e – em modelos de algumas marcas – a porcentagem exata de etanol no tanque. As primeiras informações não são tão úteis, pois repetem o que está no painel, mas a última é ótima para controlar consumo (se tiver mais etanol, gasta mais) e qualidade do combustível.

Além dessa tela básica, que deveria ser configurável como no Torque, o app ainda exibe cerca de 70 outras informações, como carga do acelerador, estado dos bicos injetores, mistura ar/combustível e outros detalhes técnicos. Sentimos falta, porém, de dados de consumo, medições de 0-100 km/h e retomadas. Consultada, a marca diz que as próximas atualizações do app devem ganhar funções adicionais. Já a ferramenta de diagnóstico faz uma leitura completa da central eletrônica do carro e aponta em detalhes eventuais erros. Útil em caso de pane ou quando a luz de advertência se acende. Sabendo em detalhes qual o problema, pode ser vital para saber que medidas tomar para poupar seu carro de uma pane.

blog comments powered by Disqus