Um canal para todos

403
Blog vai abordar temas ligados à mobilidade das pessoas com deficiência (Foto: Divulgação)

É com muita honra que iniciaremos agora um espaço dedicado exclusivamente a assuntos ligados às pessoas com deficiência e o mundo automotivo. Para quem não sabe, os consumidores com deficiência são uma fatia importantíssima da indústria automobilística nacional. Em 2015, as vendas de carros 0Km com isenção de impostos para pessoas com deficiência podem ultrapassar a casa das 100 mil unidades! Na economia brasileira, de forma geral, o segmento de pessoas com deficiência – em que estão inclusas as vendas de veículos 0km com isenção de impostos, adaptações etc. — movimenta mais de R$ 5,5 bilhões/ano.

Um em cada dois brasileiros pode ter direito de comprar um carro 0Km com isenção de impostos. Sabiam disso? Dentre eles, os mais de 46 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência e/ou seus familiares. É muita gente. Além disso, podem ter direito os idosos (não pela idade, mas pelas sequelas motoras que a idade traz), hemofílicos, ostomizados, pessoas com câncer, hepatite C, HIV positivo (todos pelas sequelas), pessoas com problemas graves de coluna, LER/DORT, problemas de joelho, quadril, túnel do carpo, artrite, artrose, osteoporose e outros. Só que poucas pessoas sabem. Informar a população do seu direito é um DEVER nosso como imprensa.

Outra coisa que pouca gente sabe e sequer imagina é o poder sócio-econômico das pessoas com deficiência brasileiras. Pesquisas mostram que, dos 46 milhões de pessoas com deficiência no Brasil, 42% delas são de Classe A/B, 44% são de Classe C e apenas 14% das Classes D/E. Por isso se vende tanto carro 0Km para pessoas com deficiência e seus familiares.

O Brasil “produz” mais de 500 pessoas com deficiência por dia, seja através do nascimento (hoje o índice é bem menor do que há 20 ou 30 anos), ou via acidentes de trânsito, violência urbana, esportes radicais. Os dados são da ONU/OMS. E deficiência não escolhe grau de escolaridade, religião, cor da pele, ricos, pobres. Qualquer pessoa pode estar sujeita, a qualquer momento, por qualquer motivo ou circunstância da vida, a se tornar uma pessoa com algum tipo de deficiência. Estamos todos sujeitos, a todo instante. Pensem nisso!

Hoje, pessoas com deficiência estão nas ruas, são consumidoras, são visíveis. Trabalham, namoram, casam, vão ao teatro, cinema, frequentam restaurantes, viajam, praticam esportes. Estão nas telas dos cinemas como personagens de filmes; Na TV, em séries e novelas. Na política, cada vez mais ganhando espaço. Estão nas escolas e nas empresas, trabalhando e produzindo pela Lei de Cotas. O Brasil está mudando, enxergando, encarando e respeitando de outra forma as deficiências, sejam elas físicas, sensoriais, intelectuais ou múltiplas.

E é assim que precisa ser, com respeito. A pessoa com deficiência não precisa e não quer piedade, quer ser tratada com igualdade e OPORTUNIDADE! A indústria automobilística já percebeu isso. Já sentiu o peso dessa parcela de consumidores, trabalha esse nicho representativo de uma forma diferenciada. Só para se ter uma ideia, para algumas montadoras, as vendas para PcD já representam de 10 a 15% do seu montante de produção no Brasil. E agora, com a retenção do consumo no varejo, é nesse nicho de consumidores que a indústria automobilística vem apostando para segurar o rojão nessa fase difícil. Acredite se quiser.

Por isso, amigos, é que estamos aqui. Para dar visibilidade à pessoa com deficiência. Para disseminar informação à população brasileira. Para tratar com respeito e dignidade o cidadão.  Seja ele uma pessoa com deficiência, familiar, ou não. Afinal, vamos olhar do nosso lado. Se não somos uma pessoa com algum tipo de deficiência, certamente temos alguém com deficiência em nossas famílias ou em nosso laço de amizades, ou no nosso condomínio, no trabalho. A deficiência é parte das nossas vidas. É que muitas vezes, não reparamos nelas.

Vamos falar muito sobre deficiências, direitos, deveres, automóveis, adaptações, documentação, CNH especial, equipamentos, serviços, política… por quê não?  Vamos falar muito de inclusão, mobilidade, acessibilidade, legislação, enfim, tudo que envolve o grande universo das pessoas com deficiência no Brasil. Mas o mais importante em tudo isso é que, a partir de agora, mais esse canal de informação e troca está aberto. Sejam bem-vindos !

Grande Abraço a Todos !

blog comments powered by Disqus