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SEM DADOS

HONDA CIVIC 2012

ESTIMADO / APARTIR DE R$82.000

Em sua quarta geração (a primeira foi lançada em 1997), o CR-V continua sendo um legítimo Honda: mecânica simples e econômica, suave e dócil de ser dirigido, silencioso e confortável para motorista e passageiros, econômico no consumo de combustível e com linhas que mostram um design polêmico. Já existem pessoas que dizem que a nova versão é linda e outras que ficou mais feia que a anterior. Compartilhando a plataforma com o Accord, o novo SUV concebido no Japão é ligeiramente menor, tanto no comprimento quanto na largura, que a geração atualmente comercializada. Visualmente, no entanto, em virtude de seu novo design, tem-se a impressão de que o carro cresceu, de que está maior. Mas o interessante neste novo CR-V é que o volume interno disponível para os passageiros aumentou. Um ponto positivo que mostra a preocupação da marca com o habitáculo que envolve as pessoas, ou seja, com o espaço real que pode ser aproveitado pelos ocupantes. Pena não haver uma opção de carroceria com sete lugares.

O CR-V 2012 evoluiu também na mecânica. Inicialmente, o novo modelo, que chegará ao mercado nacional em março ou abril de 2012, será equipado com o conhecido motor 2.0 de 150 cv que move o modelo atual. Essa unidade foi revista para que o torque nas baixas rotações fosse aumentado e para que se tornasse ainda mais econômica que o da terceira geração, já bem “pão-duro”. A crítica fica por conta do desempenho modesto que oferece ao SUV, principalmente quando está com sua lotação máxima. Tanto que, no restante do mundo, ele é oferecido somente com motor 2.4 de 188 cv. Como no Brasil carros com motores acima de dois litros têm o IPI mais alto, alterando o preço final do veículo a marca opta pelo motor menos potente para o mercado brasileiro.

Mas o consumidor desse segmento é exigente quando o assunto é performance. Por isso, os executivos da Honda estão estudando a possibilidade de oferecer o motor 2,4 litros de 188 cv para a versão EX-L, a topo de linha. Caso decidam por ela, o preço da versão mais potente poderá subir cerca de R$ 8 mil sobre o valor sugerido da EX-L atual. Com 188 cv e tração integral, passaria à casa dos R$ 106 mil. É um preço competitivo com relação aos concorrentes e atende às necessidades de um consumidor mais exigente. Esse cliente pode estar deixando de comprar o CR-V por causa do desempenho do 2.0. Também seria uma possibilidade para conquistar um novo cliente que nem considera a compra do modelo.

As suspensões são McPherson na dianteira e multilink na traseira, todas independentes. Realmente, essa construção permite um ótimo comportamento ao novo CR-V. Mesmo com o centro de gravidade mais alto quando comparado ao do Accord, que lhe emprestou a plataforma, seu comportamento em curvas e frenagens é muito bom, passando uma agradável sensação de segurança. Nas versões de entrada LX e intermediária EX a tração é dianteira. Essa solução torna o carro mais leve e econômico que o de tração integral. Apenas a versão topo de linha EX-L adotará a tração integral. Apesar de melhorar sensivelmente o equilíbrio do carro em curvas e a capacidade de tração em pisos de baixa aderência, aumenta o peso fi nal e, consequentemente, o consumo. Claro que o EX-L mais pesado fi cará muito melhor com o motor 2.4 do que com o limitado 2.0, até razoável nas versões de tração dianteira. O sistema de direção agora é elétrico em todas as versões. É mais preciso e consome menos energia do motor, o que se traduz em melhor desempenho com menor gasto de gasolina.

 

Outra novidade para o novo CR-V está na transmissão. A versão automática, como a que avaliamos no Japão, continuará sendo de cinco marchas com conversor de torque e sistema interno Honda baseado nos câmbios de moto, muito simples e extremamente funcional. Mas agora há também uma versão manual de cinco marchas. Trata-se de um catálogo de entrada, LX. O objetivo desse câmbio é baratear o preço inicial do carro e levar novos consumidores às revendas da marca. Hoje o preço sugerido da versão básica do CR-V de terceira geração está na casa dos R$ 86.000, com transmissão automática. Manual, ele deve custar a partir dos R$ 82.000.

Com essa nova geração de seu utilitário, a marca deverá aumentar seu leque de consumidores no mercado. Bem interessante para a Honda, que ultimamente não está tendo uma performance de vendas tão brilhante. As surpresas serão boas para 2012.

O acabamento interno melhorou em relação à geração atual, assim como a vida a bordo está mais valorizada. Apesar das medidas menores, o espaço destinado ao habitáculo cresceu. Não há uma versão para sete pessoas, mas os bancos são rebatidos automaticamente, por botão

 

Honda Civic EX-L 4×4

MOTOR quatro cilindros em linha, 2,4 litros, 16 V, comando variável i-VTEC TRANSMISSÃO automática, cinco marchas, tração integral DIMENSÕES comp.: 4,53 m – larg.: 1,82 m – alt.: 1,65 m ENTRE-EIXOS 2,640 m PORTA-MALAS não disponível PNEUS 1.607 kg PESO 1.600 kg ● GASOLINA POTÊNCIA 188 cv a 7.000 rpm TORQUE 22,5 kgfm a 4.5400 rpm VELOCIDADE MÁXIMA não disponível 0 – 100 KM/H não disponível CONSUMO cidade: 9,8 km/l – estrada: 13,2 km/l (estimado nos EUA) CONSUMO REAL não disponível

O motor 2.4 ainda está em estudo, mas, se for confirmado, atrairá consumidores que hoje não compram o CR-V por causa do desempenho modesto