SIENA TETRAFUEL R$ 44.960

A o lançar o Siena 1.4 Tetrafuel, a Fiat deu um passo arriscado, afinal era o primeiro modelo nacional a dispor desta tecnologia. Sua expectativa era vender 200 unidades por mês, marca facilmente superada, pois atualmente ele já chegou à marca de 700 carros comercializados. Por um preço de R$ 44.960, quase o mesmo da versão HLX 1.8, o Siena ELX Tetrafuel apresenta menos equipamentos e menor desempenho, mas tem um bom custo/ benefício, já que o preço do gás veicular é bem mais barato do que o de qualquer outro combustível.

A capacidade do porta-malas é reduzida e o desempenho piorou um pouco, mas o motorista sente a vantagem no bolso

Apesar de usar na maior parte do tempo o gás, os outros combustíveis não podem ser dispensados, afinal o motor alterna a utilização de acordo com a necessidade do momento. Como o gás oferece menos potência e torque, em caso de ultrapassagem, quando o motorista necessita de arrancadas mais vigorosas, o sistema reconhece esta necessidade e, automaticamente, passa a queimar o combustível mais adequado para o momento. Esta alternância é imperceptível, proporcionando muita maciez e conforto ao condutor.

Um projeto inovador, que se dependesse apenas da aceitação do mercado teria um futuro promissor garantido, mas para se sustentar e implantar este novo conceito na indústria, a marca também depende da disponibilidade do gás para seus clientes, e este é um fator que preocupa. Apesar de aparentemente controlada, a crise energética anunciada meses atrás deixou receosos os donos de veículos movidos a GNV e aqueles que pretendiam equipar seus automóveis com o kit do combustível alternativo. Afinal, investir quase R$ 45 mil em um carro, e depois de alguns anos não poder desfrutar de sua principal virtude, é um risco a ser levado em conta. De qualquer forma, por hora, esse risco está afastado.