01/12/2007 - 0:00
Quando você vai comprar um automóvel 0 km, costuma perguntar ao vendedor qual é o valor da chave? E, quando compra um usado, exige a chave reserva sob pena de desfazer o negócio? Pois é, nem você, nem ninguém faz isso. Mas esse comportamento vai ter que mudar. É que de uns anos para cá, diversos componentes do carro passaram a “conversar” entre si e só funcionam de forma interligada. É a chamada multiplexagem, que torna o carro mais eficiente, mais duradouro e mais seguro, mas que tem seus custos.
A chave seguiu esse mesmo caminho, adotando códigos de segurança que são passados ao restante do veículo e autorizam seu funcionamento. Aquele metalzinho serrilhado passou a ser apenas um coadjuvante (tanto que alguns modelos já o eliminaram) e a partida se dá agora através de sinais magnéticos, os codes. Ou seja, caso você perca as duas chaves, fabricar uma nova a partir do miolo (como antigamente) não é garantia de que o carro funcione. O jeito é desembolsar muito dinheiro. MOTOR SHOW cotou os preços de chaves de diversos modelos em concessionárias e no mercado paralelo para saber os valores e os procedimentos a serem tomados. O resultado assusta.
Na concessionária, o processo é um tanto complexo. Na maioria dos modelos é exigido que se troquem todas as fechaduras das portas e da ignição. No caso do Corolla, o procedimento é ainda mais custoso. É preciso trocar o módulo de injeção que é codificado com o chip da chave e, ao perdê-la, o carro não volta a ligar enquanto o módulo não for recodificado com os dados da nova chave. Todo este serviço chega a custar R$ 8.235, quase 15% do preço do carro.
Paulo Kodama gastou, no paralelo, R$ 250 com a chave de seu Celta 1996, fora o serviço de socorro
Para não gastar tanto uma boa opção é procurar um chaveiro especializado e bem equipado. Eles pedem menos documentos, são mais rápidos (na concessionária a espera chega a 30 dias) e cobram menos. De acordo com Eduardo Petronilho, proprietário do Chaveiro Inovação, a chave do Corolla, no caso, é feita através do miolo dos cilindros, e com o auxílio de um aparelho o módulo pode ser resetado e codificado com os dados de outra chave. Com exceção das marcas BMW e Mercedes, todas as outras podem ser feitas no mercado paralelo. Até mesmo as concessionárias chegam a indicar “serviços independentes” e dão até os telefones dos chaveiros.
Quando se perde apenas uma das chaves o ideal é fazer outra o mais rápido possível, pois a operação de cópia é muito mais barata e prática. Paulo Miguel Kodama Morales foi assaltado e lhe roubaram a chave original do seu Corsa 1996. Depois, durante uma festa, ele acabou perdendo a reserva. A solução foi chamar um chaveiro no local. “A chave saiu por R$ 250 fora o socorro, mas fui me informar e descobri que na concessionária teria gasto mais do que o dobro, sem contar que teria que rebocar o carro até lá”, conta.
A maioria dos pedidos são feitas às concessionárias usando informações como número do chassi e código do cartão de segurança do veículo. Dependendo do critério da montadora, sem o código do cartão, o pedido pode se estender, pois é necessário solicitar o código para a fábrica e, a partir dele, pedir as peças para o carro. Um transtorno!
Alguns preços…
Veículo
Concessionária
Paralelo
VW Fox
R$ 404
R$ 350
Fiat Palio
R$ 1.650
R$ 650
Ford Fiesta
R$ 700
R$ 350
GM Celta
R$ 453
R$ 350
Renault Clio
R$ 1.152
R$ 600
Peugeot 206
R$ 1.762
R$ 550
Citroën C3
R$ 1.150
R$ 800
Honda Fit
R$ 1.480
R$ 650
Toyota Corolla
R$ 8.235
R$ 1.700
DICAS
Cuidado com a preciosidade
Levando em conta que todas as chaves atualmente possuem chip com codificação, é importante saber que molhá-las ou deixá-las próximas a objetos com freqüências eletromagnéticas, como celular, microondas e cartão de crédito, pode queimar seu chip. Uma dica bastante válida para que isso não aconteça é não guardar a chave do carro no mesmo bolso que o celular. Outro cuidado é nunca deixar a peça cair no chão. Além disso, o mais aconselhado para fugir da dor de cabeça é, depois de perder a titular, fazer a cópia da chave reserva imediatamente. Com um exemplar do acessório em mãos, o serviço fica muito mais rápido, simples e, principalmente, barato.