Em comemoração aos seus 25 anos de atuação no Brasil, a Umicore lança neste mês o livro “25 anos do Catalisador Automotivo e 30 anos do Proconve: Uma estratégia de sucesso”. A publicação traz estudos técnicos e análises das principais contribuições que o trabalho da empresa e o programa trouxeram ao País.

Com o objetivo de reduzir os níveis de emissões de poluentes por veículos automotores e promover o desenvolvimento da indústria nacional, o Proconve (Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores) permitiu que diversas tecnologias fossem implementadas para diminuir a incidência de gases tóxicos. A utilização dos catalisadores foi a solução que mais agregou resultados positivos, contribuindo decisivamente para que a redução de emissões de CO, HC e NOx em veículos leves superasse a marca dos 95%.

O uso do componente, considerado isoladamente das outras tecnologias, responde pela redução de mais de 70% das emissões de poluentes pela frota circulante em 2015. Como a influência na frota foi progressiva, devido à evolução tecnológica e à sua renovação, esta mesma diminuição superou os 40% como média no período de 1992 a 2015.

Correlacionando as estimativas de queda em massa dos poluentes ao número de catalisadores vendidos no Brasil, é possível estimar que a contribuição média do catalisador em sua diminuição foi de 4,2 toneladas a cada 10 anos de funcionamento por veículo da fase L2 do Proconve e de 1,1 toneladas para cada veículo L3, considerando a durabilidade de dez a quinze anos de vida útil, que equivale a 160 mil a 230 mil quilômetros, segundo estatísticas do Programa de Inspeção e Manutenção da Cidade de São Paulo.

O estudo demonstra também o custo-benefício das medidas tomadas e estima que foram reduzidos de 13 a 50 quilos de poluentes emitidos pelos automóveis por real investido na utilização dos catalisadores, dependendo do seu nível tecnológico.