Com 82 cv, o VW up! já é um dos populares com motor 1.0 com melhor desempenho no mercado brasileiro. Mas quem acredita que ainda falta um pouco de pimenta no modelo vai poder comprar, a partir de julho, o up! turbinado.

Apresentado nesta quarta-feira (24), o up! TSI apresenta o mesmo motor flex de três cilindros das versões normais, mas retrabalhado com uma turbina e um sistema de injeção direta de combustível para desenvolver até 105 cv e um torque de 16,8 kgfm (ante os 10,4 kgfm do motor aspirado).

Ao contrário do que se imaginava, não é desta vez que o compacto de entrada da marca alemã vai ganhar uma versão GTI. O único diferencial em relação ao carro aspirado é a tampa traseira, com pintura preta, e o logotipo ‘TSI’.

Investimentos

Junto do início da produção do novo propulsor, a fábrica de motores da VW em São Carlos (SP) recebeu um investimento de R$ 460 milhões para a construção da linha de produção de virabrequins dos propulsores EA211, família que inclui, além do 1.0 do up! e Fox, também o 1.6 16v do Gol, Saveiro, Fox, SpaceFox e Space Cross. A produção nacional do componente terá início em 2016.