Entre os dias 22 e 30 de novembro, teremos a primeira edição do Salão do Automóvel depois de um hiato de sete anos. Nessa nova edição, totalmente repensada, o evento automotivo volta a acontecer no Distrito Anhembi, local que ficou marcado por sediar o Salão por vários anos. Em nova fase, ele contará com estandes padronizados para cerca de 25 marcas que, somadas com museus e outras empresas do meio, vão expor mais de 300 carros. Modelos conceito, lançamentos, especiais e antigos estarão lá. 

+RAM Dakota: você vai poder conhecê-la no Salão do Automóvel 2025

+Salão do Automóvel 2025 tem segundo lote de ingressos aberto. Veja preços

Salão do Automóvel será palco de novidades

Mas, além de servir de entretenimento para o público autoentusiasta, o Salão do Automóvel vai ser uma tremenda vitrine para marcas mostrarem suas novidades, lançamentos e, até mesmo, marcarem sua estreia por aqui. MG Motor, Denza e Changan, por exemplo, são três chinesas que vão aparecer em estreia por lá. 

Salão do Automóvel volta após um hiato de sete anos – Foto: Divulgação

Mas, se você estará lá no Salão do Automóvel a passeio, vale a pena ir dar uma olhadinha em alguns carros, ou marcas, que estão sendo, ou serão, lançados no mercado brasileiro. Quer dez exemplos? Veja: 

RAM Dakota 

RAM Dakota Laramie – Foto: divulgação

Picape derivada da Fiat Titano vai mostrar sua cara definitiva para o público durante o Salão do Automóvel. Ela já tem duas versões confirmadas (Laramie e Warlock), motorização conhecida (2.2 turbodiesel de 200 cv, câmbio AT8 e tração 4WD), e equipamentos revelados (com destaque para a dupla tela de 12,3” e pacote ADAS recheado), e será fabricada na Argentina, ao lado de Fiat Cronos e Fiat Titano. 

Jeep Avenger 

Jeep Avenger – Foto: Jeep/divulgação

Irmão menor do Renegade, o Avenger vai ter porte de Kardian e Pulse, e será feito na fábrica da Peugeot/Citroën em Porto Real (RJ) a partir de 2026. Isso é explicado pela sua plataforma modular CMP, mesma de Citroën C3 ou Peugeot 208, por exemplo. O powertrain esperado é o 1.0 turboflex T200 aliado ao câmbio CVT com sete pseudo-marchas. Ele será o maior destaque da Jeep no Salão do Automóvel.

Denza Z9 GT 

Denza Z9 GT – Foto: divulgação

Peruona de alto luxo do Grupo BYD, o Denza Z9 GT surgirá no Salão do Automóvel de São Paulo de forma oficial. Impressiona pelos mais de 920 cv de potência, rodas traseiras esterçantes, design refinado e pinta de Porsche Panamera. Outro modelo que deve fazer companhia ao Z9 GT é o SUV off-road B5, outro produto inédito da Denza. 

Toyota Yaris Cross 

Toyota Yaris Cross
Toyota Yaris Cross – Foto: Toyota/divulgação

SUV compacto da Toyota vai vir para combater VW T-Cross, Honda WR-V, Jeep Renegade, Chevrolet Tracker e afins. Apostará no motor 1.5 aspirado nas versões de entrada (emprestado do finado Yaris Hatch), e no conjunto híbrido convencional em versões mais caras (1.5 + motor elétrico dianteiro), sempre com caixa CVT.  

Kia Sportage 

Kia Sportage 2026 – Foto: divulgação

O Novo Sportage 2026 vai ser revelado em detalhes no Salão do Automóvel, por mais que já esteja em pré-venda por cerca de R$ 267 mil. O SUV médio vai vir com design revisado, com jeitão mais moderno e futurista, e cabine modificada com novas telas e volante, principalmente. Sob o capô segue o 1.6 turbo a gasolina, agora entregando 178 cv de potência, que recebe ajuda da tecnologia híbrida-leve de 48 Volts.  

GAC GS3 

GAC GS3 - Foto: GAC/divulgação
GAC GS3 – Foto: GAC/divulgação

Outro rival de Chevrolet Tracker, VW T-Cross, Jeep Renegade, Hyundai Creta e afins. O GS3 será o primeiro modelo sem eletrificação da chinesa GAC por aqui, e vai apostar na relação custo X benefício: virã completão, com motor potente, e preços baixos. Vale lembrar que a GAC chegou por aqui no meio do ano com cinco modelos, sendo quatro elétricos e um híbrido. Seu motor 1.5 turbo de quase 180 cv deverá se tornar flex num segundo momento, inclusive.  

MG Motor MG4 

MG Motor MG4 – Foto: divulgação

Chinesa com origem britânica, a MG Motor já lançou três modelos, que serão expostos no evento: o conversível Cyberster com 510 cv e pegada esportiva, o SUV médio elétrico S5 para peitar Geely EX5 e BYD Yuan Plus, e o hatch esportivo MG4, com motorização totalmente elétrica e 425 cv, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,8s. 

Changan UNI-T 

Changan UNI-T – Foto: divulgação

Arrojado e com design agressivo, o Changan UNI-T vai surgir no Salão do Automóvel com a proposta de peitar, também, VW T-Cross, Jeep Renegade, Hyundai Creta e afins. Usará motor 1.5 turbo com mais de 190 cv, e chegará junto do CS75, SUV médio que promete incomodar Ford Territory, Chevrolet Equinox, GWM Haval H6 e por aí vai. A Changan é mais um braço da Chery, e por aqui deverá ter operação através da Caoa. 

GWM Haval H6 2026 

GWM Haval H6 PHEV35 2026 – Foto: Lucca Mendonça

Reestilizado, o SUV médio eletrificado Haval H6, da GWM, estará lá no Salão do Automóvel para mostrar seu novo design dianteiro e interior, novas tecnologias, suspensões e freios revisados, além do início oficial da produção brasileira, na planta de Iracemápolis (SP). Ele já foi lançado, ainda que as entregas estejam previstas para começar em dezembro.  

Renault Boreal 

Renault Boreal Iconic
Renault Boreal Iconic (Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault)

Primeira investida da Renault no segmento dos SUVs médios no Brasil, o Boreal vai estar no próximo Salão do Automóvel como a grande estrela da marca francesa. Ele usa motor 1.3 turboflex, câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas, e tem tração sempre dianteira, apostando forte no design, espaço interno e porta-malas. O Boreal já está sendo oferecido em três versões, entre R$ 180 mil e R$ 215 mil.