13/07/2025 - 15:00
A Renault já apresentou mundialmente seu novo SUV médio, o Boreal, que virá para peitar Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, VW Taos, Ford Territory, Chevrolet Equinox e afins. Apesar da estreia mundial, que inclusive ocorreu no Brasil (mais precisamente, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo), ele só deverá chegar de fato ao mercado no final do ano, possivelmente no último trimestre (a partir de setembro).
+SUV médio Boreal quer elevar o patamar da Renault no Brasil
+Impressões ao dirigir: Ford Territory 2026

Ainda assim, o Boreal já está sendo fabricado na fase de pré-série em São José dos Pinhais (PR), e já teve alguns dados confirmados, como as dimensões da carroceria, tamanho do porta-malas, motorização, ou mesmo alguns equipamentos de série. Veja 10 itens que o Boreal será equipado, pelo menos na versão topo de linha:
1 – Multimídia com funcionalidades Google

A central do Boreal topo de linha, com 10”, virá com funcionalidades Google, o que inclui acesso à internet, além de Maps, Assistente de Voz e Play Store, para baixar diversos apps. O Assistente permite diversos controles do carro por comandos de voz, como ajustes no ar-condicionado, por exemplo. Além disso, a navegação do Maps será mostrada também no painel de instrumentos digital de 10,2”.
2 – Sistema de som assinado

Depois do Captur Bose, o Boreal será o segundo Renault nacional com sistema de som de grife. No caso do SUV médio, serão 10 alto-falantes assinados pela Harman Kardon, com direito a preparação sonora e engenharia de som liderada por Jean-Michel Jarre, um dos pioneiros da música eletrônica e new age.
3 – Porta-malas elétrico

A Renault também confirmou que o Boreal vai oferecer tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétricos, um pioneirismo dentre os carros já fabricados pela marca no Brasil. O espaço para bagagens, aliás, é bem generoso: 522 litros, pela medição VDA.
4 – Teto-solar panorâmico elétrico

Também nunca tivemos um carro brasileiro da fabricante francesa com tal “luxo”. Seu teto solar panorâmico é dos mais amplos, e conta com cortina elétrica, também.
5 – Bancos dianteiros elétricos e massageador

Tanto o motorista quanto o copiloto do Boreal vão ter ajustes elétricos de oito vias nos bancos, algo bem incomum para a categoria, que normalmente aposta apenas nos ajustes elétricos para o condutor. Além disso, quem dirigir o novo SUV médio vai ter memórias de posição, e até massagem regulável em intensidade e modos de aplicação.
6 – Luzes ambientes em LED

A cabine do Boreal virá com luzes ambientes em LED, aquelas instaladas em linhas do painel ou nas laterais de portas. Segundo a marca francesa, serão 48 opções de cores para configuração, e a iluminação ambiente está ligada, também, aos modos de condução.
7 – Sistema Park Assist

Outra tecnologia já confirmada para o Boreal é o Park Assist, aquele sistema que estaciona o carro sozinho. O motorista só vai controlando a baliza com o freio, enquanto ângulos de direção e esterçamentos são gerenciados pelo carro.
8 – Câmeras 360º 3D

Com quatro câmeras, uma para cada lado, e sensores de estacionamento em todo o entorno do carro, o Boreal vai ter sistema de câmeras 360º com visão 3D, aquela que projeta o carro e permite visualização de toda a sua volta.
9 – Rodas aro 19

Uma das características externas do SUV médio da Renault são as rodas diamantadas, que chamam a atenção por certa semelhança com o jogo que equipou o Duster TCe por um tempo. Elas são calçadas com pneus de perfil 205/55, que, no caso dos exemplares mostrados na apresentação, eram Continental Premium Contact C.
10 – Motor 1.3 turboflex e DCT

O powertrain do Boreal não vai esconder segredos: trata-se do motor 1.3 turboflex que já move o Duster, calibrado para cerca de 165 cv de potência e 27,5 mkgf de torque. Esse propulsor tem injeção direta, duplo comando variável, concepção inteira em alumínio e, desde o começo do ano, é fabricado no Paraná. Ele será acoplado ao câmbio automatizado de dupla embreagem e seis velocidades, a mesma caixa do Kardian.