EMISSÃO DE CO2 zero g/km 100% ELÉTRICO

MERCEDES CLASSE A E-CELL R$ 2.000/mês

LEASING (900 EUROS/MÊS)

O modelo elétrico é capaz de atingir a máxima de até 150 km/h

Assim como a GM e a Nissan, que já vendem seus elétricos Volt e Leaf nos EUA, a Mercedes também está investindo pesado em veículos elétricos. Fomos à Espanha conferir a mais recente novidade, o Classe A E-CELL. Como o tradicional classe A que usa gasolina, este novíssimo modelo também tem cinco lugares. As baterias de lítio cam na parte inferior da carroceria para economizar espaço e podem ser recarregadas em tomadas domésticas, com o inconveniente de que isso demora oito horas (já em um posto de recarregamento, a carga leva três horas). O carro pode, como outros elétricos, recuperar energia em reduções e frenagens, o que lhe garante até 255 km de autonomia.

A intenção da marca é liderar este segmento na Europa com três veículos elétricos: além deste Classe A, trabalha com o Classe B F-CELL e a van Vito E-CELL (o smart fortwo elétrico, produzido desde 2009, completa o portfólio). Os carros foram testados sob as situações mais adversas, com feedback bastante animador dos clientes.

Segundo o gerente de produto do Classe A E-CELL, Stefan Penschuck, o importante para a Mercedes é “combinar a mobilidade elétrica ecológica com o conforto e prazer de dirigir”. No trajeto realizado por MOTOR SHOW nas ruas de Valência, Espanha, o carro cumpriu as metas.

A aceleração do motor de 95 cv (e torque de 29,6 kgfm) é constante e ele acelera de zero a 60 km/h – manobra frequente nas cidades – em 5,5 segundos. Quem nunca dirigiu um carro elétrico estranha, no início, a ausência de ruídos . De fato, quando o carro para no trânsito e não se ouve nada, você acha que há algo de errado. Mas nada como dez minutos ao volante para se acostumar. Para quem está do lado de fora, o zumbido também é quase imperceptível. E os executivos da Mercedes, diferentemente dos donos de montadoras japonesas, descartam produzir algum barulho arti cial para evitar acidentes, principalmente com pedestres.

Os cabos para a recarga do Classe A ficam escondidos no porta-malas e, para carregá-lo, basta plugá-los a uma tomada por oito horas ou a uma estação de carga rápida por três horas

O Classe A elétrico é tão parecido com o irmão a combustível que, na linha de produção, ele só dá uma volta a mais. Em 2011, cerca de 500 unidades estarão à disposição dos clientes selecionados pela marca. Essa frota se juntará aos 1.500 smart fortwo elétricos já no mercado. O custo do leasing será de 900 euros/ mês por quatro anos ou 60 mil quilômetros, incluídos os custos de manutenção. Apesar do preço salgado, o cliente economiza no uso diário. A carga total das baterias custa menos de 10 euros (R$ 22) e permite rodar 255 km. Além disso, a melhoria da qualidade do ar e a diminuição do ruído são outros grandes benefícios elencados pela Mercedes.

A expectativa é de que o Classe A E-CELL esteja à disposição do cliente comum em 2012. A quantidade pequena de carros colocados no mercado neste primeiro momento se deve à falta de infraestrutura. “Não se pode introduzir uma nova tecnologia de um dia para o outro. É preciso, por exemplo, ter mais estações de recarregamento de baterias na Europa”, explica Stefan. Hoje, há 500 postos desse tipo em Berlim. “Nossa ideia é produzir motores elétricos para ser usados em toda a frota da Mercedes. Mas a infraestrutura precisa andar de mãos dadas com a produção”, diz Rainer Kaufmann, diretor da empresa.

Para assegurar a aceitação e aumentar a demanda pelos elétricos, a Daimler está trabalhando com outros fabricantes de carros e fornecedores de energia para padronizar o conector e a interface de comunicação entre o veículo e a infraestrutura de carregamento. “O objetivo é encontrar um padrão para a tomada e o conector”, explica Stefan. Embora concordem que a popularização dos carros elétricos ainda irá demorar, os prognósticos da marca para 2050, na Europa, são otimistas: os carros a combustível só corresponderão a 5% do mercado.

Para largar à frente dos concorrentes, a Mercedes dispõe de um sistema modular chamado E-Drive, capaz de levar à produção do padrão de carros elétricos rapidamente e com rentabilidade melhor. Esta solução inteligente torna possível utilizar peças idênticas em vários veículos elétricos, economizando tempo e custos e garantindo uma produção enxuta – com as mesmas vantagens do sistema híbrido modular que já abrange uma ampla gama de veículos. O novo Classe A E-CELL é impulsionado pelo mesmo motor elétrico do Classe B F-CELL, com célula de combustível. No caso das baterias, o Classe A E-CELL usa a mesma tecnologia que já provou ser bemsucedida no smart fortwo elétrico.

No lugar do contagiros, acima, fica o indicador de nível das baterias, e a tela ao lado, do computador de bordo, emite alertas de recarga