Mais da metade dos golpes aplicados na internet (53%) para compra e venda de carros estão concentrados em 13 modelos.

Celta e Gol lideraram o ranking, cada um com 9% dos golpes, seguidos por Palio (6%) e Corsa (5%). Outros modelos como Uno e Corolla também foram alvo, cada um com 4%. Hilux, Onix e Civic (3% cada),; eHB20, Saveiro, Strada e Ka, completam a lista com 2%.

Os dados fazem parte do estudo de mercado realizado pela OLX.

+ Vídeo: McLaren terá carro verde e amarelo no GP de Mônaco em homenagem a Senna

Golpes

Em 2023, os brasileiros sofreram mais de 91 mil golpes durante a comercialização de veículos online. Houve uma redução de 60% no total de golpes aplicados nessa categoria, na comparação entre 2022 e 2023. Somente no ano passado, as perdas com os golpes de veículos tiveram um valor estimado de R$ 2,7 bilhões.

O estado com mais golpes foi São Paulo, com 28% dos casos, seguido por Minas Gerais (8%), Rio de Janeiro (7%) e Bahia (6%). Carros são os mais visados pelos fraudadores, representando 64% das fraudes, motos vêm em seguida, com 31% e caminhões em terceiro lugar com 5% das ocorrências.

Metodologia

O estudo da OLX analisou dados do mercado digital brasileiro, incluindo sites, aplicativos e contas digitais de janeiro a dezembro de 2023, em uma base de cerca de 20 milhões de contas abertas em plataformas online e 150 milhões de dispositivos cadastrados, entre celulares, tablets e computadores.