25/11/2013 - 15:12
Este é o mais minucioso dossiê de orientação para a compra de carros do Brasil. Durante semanas, nossa equipe e colaboradores mergulharam nos dados de todos os carros até R$ 150.000. Somente a versão mais barata de cada cilindrada (ou tipo de motor) foi considerada. No total, apresentamos 259 carros para facilitar a sua escolha. No final da tabulação de todos os dados, 15 carros foram eleitos a “Compra do Ano” 2014. Os vencedores receberam o selo da MOTOR SHOW e poderão usá-lo até novembro do ano que vem.
Tudo foi pensado de forma a facilitar a vida do consumidor. Por isso, separamos os carros por cilindrada ou potência do motor. Afinal, para usarmos o exemplo do carro mais vendido do Brasil (um Volkswagen), não é a mesma coisa analisar um Gol 1.0 de 76 cv que custa R$ 28.290 e um Gol 1.6 de 104 cv que sai por R$ 47.480. Por causa disso também ignoramos os equipamentos opcionais, pois o leitor sabe que cada item adicional aumentará o preço final do automóvel. Mas um dos 15 itens analisados foi a lista de equipamentos de série – padrão para todas as categorias.
Quanto às categorias, em alguns casos ignoramos a classificação utilizada pela Fenabrave, por identificarmos que certos carros que estão na mesma categoria não são concorrentes, como o Mercedes-Benz Classe C e o Honda Civic, por exemplo. Ou o Citroën DS5 e o Kia Optima. A mesma coisa para um Ford EcoSport e um Audi Q3. Mais uma vez, levando em consideração a realidade que o leitor encontrará nas concessionárias, utilizamos as seguintes categorias: Carro de Entrada (hatches até R$ 35.000); Hatch Compacto; Hatch Médio; Hatch Premium (a partir de R$ 75.000); Sedan Compacto; Sedan Médio; Sedan Premium (a partir de R$ 90.000); Cupê/Cabriolet; Monovolume/Station Wagon; Monovolume/Station Wagon Premium (a partir de R$ 90.000); Picape Pequena; Picape Média; SUV/Crossover até R$ 80.000; SUV/Crossover Médio; SUV/Crossover Premium (a partir de R$ 115.000).
Para efeito de participação na categoria e do custo/ benefício, utilizamos os preços oficiais das montadoras. Para cálculo da desvalorização, usamos os preços da Tabela Fipe de outubro. A maioria dos cálculos foi feita com modelos zero-quilômetro e usado 2013; nos casos em que não havia o preço de 2013, zero-quilômetro e usado modelo 2014. Nos casos em que o carro acabou de ganhar uma nova geração, utilizamos os dados de desvalorização da geração anterior. No caso do Chevrolet Tracker, como não havia nenhum preço de usado disponível, ele ficou com a nota média da categoria.
Em cada item analisado, os carros podiam somar até 100 pontos, com exceção do consumo, no qual os carros flex ganharam 20 pontos de bônus. As notas de consumo foram as mesmas dadas pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro dentro de cada categoria. Assim, um carro com a nota A ganhou 100 pontos (ou 120 se for flex) e um carro com a nota E, a pior, ganhou 20 pontos (ou 40 quando flex). Os carros que não participam do programa receberam a nota mínima (20 pontos ou 40 quando flex). Em nenhum caso usamos os números de consumo fornecidos pelas montadoras ou colhidos em qualquer outro tipo de medição. Afinal, MOTOR SHOW não pode dar uma boa nota de consumo para carros que a própria montadora não submete às provas do Inmetro, que têm o mesmo padrão para todos.
Um caso em que a MOTOR SHOW abriu mão de dar algumas notas foi no quesito dirigibilidade. As notas desse item foram dadas em consenso pelos jornalistas da revista, que somam décadas de experiência no setor. Os raros carros que ganharam nota zero nunca foram cedidos para avaliação da MOTOR SHOW. Ora, como podemos recomendar como boa compra um carro que não dirigimos? Aliás, este é o único item subjetivo de todo o dossiê. Você pode conferir na página 82 os critérios para pontuação em cada um dos itens.
O dossiê Compra do Ano foi dividido em quatro itens de pós-venda (desvalorização, seguro, garantia e revisões), cinco itens técnicos (motor, peso/potência, consumo, equipamentos e porta-malas), um item de tempo (idade do projeto, no qual fica implícita a atualidade do design) e apenas um item subjetivo (dirigibilidade). Nas próximas páginas estão o campeão e os destaques de cada categoria. Mas cada leitor pode formar o seu próprio ranking: como toda a pontuação é publicada de forma transparente, você pode verificar os melhores em cada um dos quesitos e formar seu próprio ranking, eliminando os itens indesejados.
Não temos dúvida de que o dossiê Compra do Ano é um grande instrumento de decisão de compra para os nossos milhares de leitores, bem como uma excelente ferramenta de marketing para aqueles carros que ganharam o selo de referência da MOTOR SHOW. Agora vire a página e conheça os pontos fortes de cada carro.