O Série 3 nasceu em 1975, mas a primeira versão quatro portas só surgiu em 1983. Na época, tinha pouca eletrônica, mas já se destacava pela esportividade

Vinte e oito anos separam esta sexta geração da primeira Série 3 com quatro portas, lançada em 1983 (o duas portas nasceu em 1975). Uma distância que pode ser claramente medida pelas características mecânicas, pelo nível de equipamentos e pelo visual dos modelos. O sedã mostrou um crescimento constante ao longo desses anos, seja nas medidas, seja no prestígio. Agora, essa nova geração oferece sete opções de motores ultraeficientes, um câmbio manual de seis marchas e um automático de oito marchas para todas as versões, quatro programas de acerto dinâmico e sistema Start&Stop. Essas credenciais serão apresentadas ao mundo no dia 11 de fevereiro de 2012, data marcada para o lançamento global e simultâneo do modelo.

Este novo Série 3 dá um salto em relação ao atual: é mais largo, baixo e espaçoso. No comprimento, ganhou nove centímetros, passando para 4,62 m; o entre-eixos foi aumentado em cinco centímetros, totalizando 2,81 m; e a bitola foi ampliada em 3,7 cm na frente e 4,7 cm atrás. Essas mudanças deixaram o modelo com visual mais esportivo e refinado, sem perder a aura de robustez.

Os novos motores quatro cilindros turbo não significam desempenho ruim: a unidade 2.0 tem 245 cv de potência

Por enquanto, sob o capô, teremos duas opções de motores, um quatro cilindros e um seis cilindros – o único não abolido da gama.No final do ano que vem, chegam mais três opções, duas a diesel e uma a gasolina. O 328i carrega sob o capô a unidade 2.0 de 245 cv e 35,7 kgfm de torque, acelera até100 km/h em 6,1 segundos e faz 15,9 km/l. Isso com o câmbio automático de oito marchas. Trata-se do mais moderno e potente motor quatro cilindros da nova família de propulsores da BMW. Conta com variador de fase na admissão e no escape (duplo Vanos), variação da altura das válvulas (Valvetronic) e sobrealimentação com dois turbos Twin Scroll (os gases de escape de cada cilindro são transmitidos separadamente à turbina, otimizando o funcionamento em baixos regimes). Uma joia tecnológica!

O modelo topo de linha, 335i, carrega um seis cilindros 3.0 de 306 cv que cumpre a aceleração em 8,1 segundos e faz 13,9 km/l. Para a Europa, há ainda uma opção de motor 2.0 a diesel com quatro cilindros e duas potências distintas: 163 cv e 184 cv. Esses modelos, que não chegarão ao Brasil por impedimentos da nossa legislação, fazem médias de consumo sensacionais, na casa dos 24 km/l.

No painel, mudanças apenas discretas: a BMW realmente não gosta de inovar no interior. Os bancos traseiros são rebatíveis para maior versatilidade e o espaço para as pernas cresceu consideravelmente

 

Mas, sejamos honestos: baixo consumo não é fator fundamental para quem compra um carro com a hélice azul e branca no capô. Pois pode estar certo que a marca sabe disso e não abriu mão da dirigibilidade irrepreensível, característica de seus modelos. O chassi prevê sempre a melhor distribuição de peso (agora diminuído em 40 kg) entre os eixos dianteiro e traseiro, e o motor longitudinal, a tração traseira, as suspensões independentes com sistema multilink e o esterço eletromecânico foram todos pensados e afinados para maior precisão e a agilidade. Assim como na nova Série 1, na Série 3 o motorista pode escolher entre a condução mais ecológica ou esportiva, selecionando uma das quatro opções de acerto disponíveis.

A eletrônica garante a ajuda necessária para a segurança ativa e passiva. O sistema de estabilidade de direção reúne as funções do ABS, os controles de estabilidade e tração, a modulação dos freios e a assistência em curvas. Todos eles atuam para manter o carro equilibrado quando o motorista é obrigado a fazer desvios rápidos de trajetória, em caso de abuso ou imperícia. O sistema Active Protection, em caso de batida iminente (o que é detectado por câmeras, radares e sensores), fecha os vidros laterais e o teto deslizante e providencia a desaceleração do veículo. Tudo sem interferência do piloto. E pensar que quando foi lançada, nos anos 80, tinha apenas ABS e apoio de cabeça; ambos opcionais. Isso nos faz pensar quanto um carro evolui em menos de 30 anos.

Acima, a versão M Sport, com um pacote estético agressivo, que chega em breve. Em 2012, também será lançada a versão híbrida, à direita, com o seis cilindros a gasolina e um motor elétrico, totalizando 340 cv e consumindo o mesmo que o 328i

 

1983-2012: duas épocas, duas medidas

Nos anos 1980, era normal que um sedã médio-grande tivesse menos de 4,5 m. Hoje, com seus 4,62 m, o Série 3 se aproxima das medidas do Audi A4, que tem 4,70 m. O entreeixos também cresceu bastante, garantindo maior espaço interno para os passageiros