Uma das novidades da linha de motos 2010 da Honda é o sistema Combined ABS (C-ABS), que evita rabeadas e derrapadas. O sistema foi desenvolvido para motocicletas de médio porte; por isso, apenas os modelos CB 300 e XRE 300 receberam a inovação. A XRE 300, personagem desta reportagem, é vendida ao preço de R$ 13.911 (Fipe / MOTOR SHOW). A CB 300R custa cerca de R$ 13 mil.

A XRE 300 é ágil e leve, o que faz diferença no asfalto, principalmente em meio ao trânsito. E na terra consegue encarar o off-road facilmente. As rodas de 21 polegadas na frente e 18 polegadas na traseira, calçadas com pneus de uso misto, são essenciais no funcionamento perfeito do conjunto ciclístico.

A nova Honda chama a atenção logo de cara pela sua aparência, que mistura linhas arredondadas e retas com ângulos rmes e pronunciados. A moto de uso misto recebeu um câmbio de cinco velocidades, que, com boa divisão da relação de marchas, permite a entrega de força de modo equilibrado. Conforto também é um dos pontos positivos da moto. Com um banco largo e boa camada de espuma, tanto para o piloto como para o garupa é possível enfrentar longas horas de viagem sem grande desgaste físico. Mas não é só o banco que garante o conforto.

A suspensão traseira – monoamortecida do tipo Pro-link com tensão de mola ajustável e balança em alumínio – absorve bem as imperfeições sem tirar a rmeza necessária para rodar no asfalto. Já a suspensão dianteira é do tipo garfo telescópico de longo curso, que também contribui para o bem do guarupa.

Na pista de terra, a XRE 300 equipada com o C-ABS respondeu muito bem às freadas dianteiras dadas com toda a força, sem sair de lado chacoalhando a traseira. Este novo sistema C-ABS é a junção dos benefícios do ABS (Anti-lock Brake System) com os do CBS (Combined Brake System).

Na prática funciona assim: enquanto o ABS evita o travamento das rodas em situações de frenagens bruscas, o CBS distribui a força de frenagem entre as rodas dianteira e traseira, evitando a sobrecarga total na suspensão dianteira, que acaba tirando a aderência do pneu de trás. O C-ABS é o resultado de um desenvolvimento de dois anos da Honda e é o primeiro de uso exclusivo em modelos on-off road.

A moto está equipada com propulsor de 291,6 cm³, DOHC monocilíndrico, quatro tempos, refrigerado a ar e com radiador de óleo. A injeção eletrônica recebeu um mapeamento coerente com a vocação off-road da moto. Esse conjunto mecânico faz com que a moto desenvolva até 26 cv e 2,81 kgfm. A conclusão do teste é de que a 300 XRE é uma moto que vale cada centavo dos R$ 13.911 que custa. Afinal, ela alia diversão e segurança, uma combinação rara.