O hatch da Ford foi o verdadeiro herói do teste. Equipado com o moderno motor 1.6 16V de 135 cv de potência com etanol, o luxuoso hatch surpreendeu nossa equipe com seus bons resultados em consumo. Enquanto todos os seus concorrentes pesavam algo ao redor dos 950 quilos, o New Fiesta de R$ 46.340, com seu porte, equipamentos de luxo, conforto e esmerado acabamento, tinha seu peso quase na casa dos 1.100 quilos. Se considerássemos seu tamanho, peso e desempenho, comparados aos demais participantes (mais leves, menos equipados e com motores de potência e torque modestos), o New Fiesta seria uma espécie de “campeão moral”. O Fiesta mostrou que economia de combustível não é, necessariamente, sinônimo de pobreza. O carro pode, sim, ser ao mesmo tempo luxuoso, econômico, espaçoso e ter bom desempenho. Na prova de estrada, com gasolina, o Fiesta foi o segundo carro mais econômico do grupo, perdendo apenas para o Clio. Isso graças à boa tecnologia de seu motor (com comando variável), à aerodinâmica eficiente e a um acerto técnico que adequou muito bem a curva de torque do motor com as relações de marchas. Ajudou também o baixo atrito de rolamento do carro, principalmente nas estradas. Mesmo em quinto lugar, o New Fiesta 1.6 surpreendeu.