Depois de bastante espera, a versão esportiva do VW Nivus está prestes a ser lançada oficialmente. Batizada de GTS (sigla para “Gran Turismo Sport”), ela já foi distribuída para as concessionárias da marca pelo Brasil. Por isso, não faltaram fotos e outros registros visuais da novidade, ainda em caráter de segredo. Mas ainda há muito o que mostrar no SUV coupé, então veja 7 coisas que já sabemos sobre ele: 

1 – Rival de Fiat Fastback Abarth 

A meta da VW é clara: incomodar o Fiat Fastback Abarth, outro SUV coupé nacional com pretensões esportivas. Para efeito de comparação, hoje o Fiat ronda os R$172 mil, o que pode ser um bom indicativo da faixa de preço do Nivus GTS.  

VW Nivus GTS – Foto: VW/divulgação

2 – “Parente” do VW Taigo R-Line europeu 

O VW Nivus tem um irmão-gêmeo com outro nome na Europa, o Taigo. Por lá, existe a versão mais apimentada R-Line, a qual tem parentesco com o Nivus GTS. O SUV coupé esportivo nacional, porém, já vai trazer o novo visual do Nivus, após a reestilização promovida em 2024. Outras rodas, detalhes internos e equipamentos também diferenciam os irmãos, mas parte da mecânica é compartilhada.  

3 – Estilo descolado 

Além do desenho ousado das rodas de liga-leve aro 18 com acabamento diamantado, o Nivus GTS terá outros “gaps” de design para se destacar na linha. Perderá, por exemplo, todos os emblemas “Nivus” ou referentes à motorização, sempre trocados pela sigla “GTS”, que estará na tampa do porta-malas, paralamas, grade, volante, painel e encostos dos bancos. Não há mudanças significativas nos parachoques, mas ele ficou mais “limpo” com menos apliques em plástico preto nas laterais. A grade com filete de LED interligando os faróis deverá ser de série, assim como a barra de LED entre as lanternas traseiras.  

VW Nivus GTS – Foto: VW/divulgação

O teto do SUV esportivo deverá ser escurecido, porém sem oferecer teto-solar, pelo menos por enquanto. Também chama a atenção um aerofólio mais elaborado logo acima do vidro traseiro. Os racks de teto, típicos de um SUV, saem de cena, para dar ao modelo um ar de carro mais baixo e arisco. Essa estratégia também é adotada pela Fiat no seu Abarth.  

4 – Interior “conhecido” 

No Nivus GTS, alguns detalhes remetem justamente ao Polo GTS, como bancos dianteiros mais esportivos (com encostos de cabeça embutidos, costuras vermelhas e abas laterais mais pronunciadas), volante revestido em couro (com emblema “GTS” na base), apliques vermelhos no console central (no entorno da alavanca de transmissão) e até uma costura vermelha no aplique central do painel (onde, no Nivus, está o diferencial da sigla “GTS”).  

O revestimento predominante será preto, inclusive carpete, forro de teto e laterais de portas. O encosto dos bancos dianteiros ganha partes em cinza, com revestimento completo em couro sintético. O painel de instrumentos digital também ganha grafismos exclusivos, além do velocímetro com marcação até 260 km/h.  

VW Nivus GTS – Foto: VW/divulgação

5 – Powertrain emprestado 

Sob o capô do Nivus GTS está o 1.4 16v turboflex (250TSI), com duplo comando variável e injeção direta de combustível, rendendo 150 cv de potência com 25,5 mkgf de torque, seja com gasolina ou com etanol no tanque. Seu parceiro será o câmbio automático Aisin AQ250-6F, de seis marchas, que terá opção de trocas manuais na alavanca ou em paddle-shifts atrás do volante. A tração será sempre dianteira, assim como no Polo GTS, Virtus Exclusive, T-Cross Highline e Extreme, e Taos, outros modelos que usam essa motorização.  

Motor 1.4 turboflex 250TSI no VW Virtus Exclusive – Foto: Lucca Mendonça

Por conta do peso um pouco maior, o Nivus GTS deverá ser um pouco mais lento que o extinto Polo GTS. Ainda assim, é esperado um tempo de aceleração de 0 a 100 km/h ao redor dos 8,5 segundos, com velocidade máxima na faixa dos 205 km/h. O consumo, segundo o INMETRO, já vazou: 8,1 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada com etanol, ou 11,6 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada com gasolina.

6 – Mecânica trabalhada 

Além dos pneus de perfil mais baixo e largo, o Nivus GTS ganhará suspensões com acerto mais rígido, priorizando a dinâmica esportiva do carro. Será, também, alguns milímetros mais próximo do solo, também para baixar o centro de gravidade e dar impressão mais “sport” ao SUV coupé. A direção com assistência elétrica deve se tornar mais responsiva e direta, e deverá haver uma recalibração dos controles eletrônicos de estabilidade e tração, assim como aconteceu com o Polo GTS.  

VW Nivus GTS – Foto: VW/divulgação

Seu sistema de freios terá discos nas quatro rodas, com os dianteiros ventilados, para dar conta de frear seus 150 cv com segurança. Além disso, outra “sacada” deverá vir do Polo GTS: a caixa de ressonância próxima do parabrisas torna o ronco do 1.4 turboflex bem mais grave e nítido, ao menos no modo esportivo de condução. O sistema de escapamento, inclusive, não promete grandes diferenças frente ao dos Nivus tradicionais (deverá ter apenas dupla saída).  

7 – Equipamentos de Highline 

Conjunto óptico full-LED, bancos com forração especial, multimídia VW Play Connect de 10” (oferece conexões sem fio, permite download de apps e tem internet nativa), painel de instrumentos digital de 10,2”, saídas de ar-condicionado traseiras, ar-condicionado digital automático, carregador de celular sem fio com ventilação, retrovisor interno fotocrômico, retrovisores externos rebatíveis, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, chave presencial com partida do motor por botão e volante multifuncional deverão ser de série no SUV coupé esportivo. É um pacote bastante próximo ao da Highline, atual versão mais cara com motor 1.0 turboflex. 

Interior do Polo GTS – Foto: VW/divulgação

No pacote ADAS, de assistentes de condução, há piloto automático adaptativo (ACC), alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga do motorista e sistema de frenagem pós-colisão. Não será incomum vê-lo, ainda, com alerta de saída de faixa, tecnologia recentemente adotada no sedan Virtus Exclusive.