11/11/2020 - 9:31
O Brasil tem a oitava CNH mais cara do mundo, conforme pesquisa realizada pela britânica Zuto Car Finance. A empresa fez uma pesquisa sobre os regulamentos e leis de teste de direção em todos os 193 países do mundo — para 46 países, não conseguimos encontrar dados devido à falta de recursos online.
Na pesquisa, a empresa examinou vários aspectos diferentes da certificação de direção, incluindo o custo dos testes e as taxas para tirar habilitação, a idade mínima permitida e a natureza dos exames teóricos, práticos e médicos exigidos. Os dados vêm de uma variedade de fontes, incluindo sites do Departamento de Transporte do governo em cada país, fóruns e sites de expatriados e autoescolas locais.
Além de levantar quais são os processos de obtenção de CNH mais fáceis e mais difíceis do mundo (leia aqui), a empresa fez a lista com os processos mais caros para obter a CNH. É importante notar que a posição do Brasil só não é pior porque o real está bastante desvalorizado, e, assim, na conversão de todos os valores para dólar, acabamos ficando mais abaixo no ranking.
Para países onde é obrigatório frequentar uma autoescola, sempre que possível, também foi incluído o preço que é pago normalmente pelas aulas. Confira: