01/04/2012 - 0:00
O novo fortwo, que chega em 2014, virá acompanhado de uma versão quatro portas. Ambos vão dividir a plataforma com o Renault Twingo, que também terá duas versões
Com cerca de 3,7 metros de comprimento, o novo forfour terá aproximadamente o tamanho de um Fiat Uno. E certamente chegará ao Brasil
Quando a terceira geração do smart fortwo chegar, em 2014, terá um desenho muito mais agressivo – como você confere nas imagens destas páginas – e estará muito bem acompanhada. Com ela chega também uma nova versão de quatro lugares do carrinho. Não será a primeira tentativa da marca de emplacar uma versão maior do compacto. Em 2004, sobre a base do Mitsubishi Colt, a smart lançou, sem sucesso, o forfour (para quatro, literalmente).
Não se sabe ainda se a nova versão quatro portas terá o mesmo nome do fracassado modelo de 2004, mas é certo que, diferentemente do que ocorreu na experiência anterior, agora esse smart maior seguirá a tradicional receita da marca, com motor e tração traseiros. A base construtiva e mecânica do quatro lugares será a mesma da nova geração do Renault Twingo – resultado da parceria entre as duas marcas formada em 7 de abril de 2010 por Dieter Zetsche e Carlos Ghosn, presidentes mundiais das duas empresas.
Enquanto o smart fortwo continuará a ser fabricado em Hambach, na França, sua versão alongada e o “primo” Twingo serão feitos na fábrica da Renault em Novo Mesto, na Eslovênia. Os motores serão de origem Renault, três e quatro cilindros com potências entre 90 e 115 cv, e ambos terão versões totalmente elétricas. Em contrapartida, o smart fortwo servirá de base para um mini-Twingo já flagrado em testes (confira nas próximas páginas).
Enquanto o novo smart fortwo manterá o comprimento do atual, com cerca de 2,7 m, ainda há dúvida se ele será, como deseja a Renault, cerca de 10 cm mais largo. A marca francesa, por questões práticas, deseja que os modelos tenham a mesma largura – e um Twingo com a largura do smart atual não seria bem aceito. Ao mesmo tempo, um smart mais largo pode desagradar aos fãs do modelo.