26/11/2020 - 12:13
Os caminhões Kenworth T680 e Peterbilt 579EV concluíram a icônica subida de montanha Pikes Peak International Hill Climb (PPIHC), em Colorado Springs, nos Estados Unidos. O percurso com 12,42 milhas de extensão (ou 19,99 km) possui 156 curvas sinuosas e a bandeira quadriculada é dada aos 4.302 metros de altitude. Não à toa a prova ficou conhecida por “The Race To The Clouds” ou “A Corrida às Nuvens”, em tradução livre.
O Kenworth T680E é equipado com célula de combustível para oferecer 476,5 cv de potência e um alcance de até 563 km, dependendo da aplicação. O tempo de recarga é de 15 minutos e, segundo informações do fabricante, a empresa junto da Toyota Motor North America trabalham para desenvolver dez modelos T680E com emissão zero.
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Do outro lado (à esquerda na imagem), o Peterbilt 579EV emprega um conjunto elétrico fornecido pela Meritor alimentado por baterias de fosfato de ferro de lítio para percorrer até 241 km. Estão disponíveis 679,2 cv de potência e o sistema regenera a energia de volta à bateria durante as frenagens ou ao enfrentar declives. Atualmente, 22 unidades do Peterbilt 579EV estão nas estradas. Entretanto, o início da produção está agendado para o segundo trimestre do próximo ano.
Segundo a marca, o tempo estimado para “encher o tanque” do 579EV é de aproximadamente três ou quatro horas plugado em uma estação de recarga de corrente contínua. Um diferencial estético frente aos modelos “normais” aparece nos detalhes do exterior pintados de azul.