01/06/2012 - 0:00
Aqui SUV e sedã são construídos na
mesma plataforma. Mas a diferença
entre CR-V e Civic não está só na
“casca”. Embora compartilhem muita
coisa, seus motores são diferentes,
assim como a experiência a bordo
e ao volante. Enquanto o Civic dá
bons exemplos sobre as qualidades de um sedã, o CR-V é referência
mundial entre os crossovers para a família. Mas calma aí… estamos
falando de utilitários esportivos ou de crossovers? Hoje, a diferença
é puro marketing. O Fiat Freemont, por exemplo, é vendido como
SUV, enquanto o Dodge Journey, rigorosamente o mesmo carro,
é propagandeado como crossover).
O mexicano CR-V tem isenção do Imposto de Importação, por
isso o preço atraente. Mesmo assim, na versão de entrada LX custa
quase R$ 4 mil a mais do que a con guração automática mais cara
do sedã fabricado no Brasil. O LX 4×2 automático das fotos sai por
R$ 92.900, e vem menos equipado que o Civic EXS (confira tabela)
E não falo de mimos, mas de importantes itens de segurança como
controle de estabilidade e airbags laterais.
Voltando à experiência a bordo, vemos como a diferença entre
um SUV e um sedã, mesmo que feitos sobre a mesma base, é gritante.
Como familiar, o CR-V, apesar de menos equipado, dá uma lavada.
Enquanto o porta-malas do sedã tem 449 litros, o SUV parte de exagerados
589 litros com os bancos na posição normal e respeitando
a altura da cobertura. Rebatendo-os vai a 1.146 litros. Aqui ca clara
uma vantagem dos SUVs: os bagageiros têm “bocas” maiores, além de não terem alças que
podem dani car as malas. Além isso, o CR-V
leva vantagem na versatilidade da cabine.
Na estrada, o utilitário é silencioso, mas
não empolga. O motor 2.0 é mais potente que o
1.8 do Civic, porém sua carroceria pesa mais.
O sedã tampouco tem performance elogiável,
mas é ex e o câmbio com trocas sequenciais
no volante pode tornar tudo mais divertido.
Para nalizar, o comportamento do Civic é
excelente: o sedã faz qualquer manobra sem
reclamar, enquanto no CR-V qualquer movimento
mais ousado faz os pneus cantarem.
Veredito: para quem está disposto a pagar
mais por um carro com menos itens de
segurança e conveniência, o CR-V acena com
ótimo espaço. Na hora da aventura, porém,
essa versão só oferece o maior vão livre
(por R$ 109.200, pode ter tração 4×4 e mais
equipamentos). E o pacote básico de peças
do CR-V custa o dobro do pacote do Civic, o
que se re ete na franquia do seguro, cerca de
R$ 2 mil maior. Racionalmente? Vá de Civic
EXS: ele tem a segurança que sua família precisa
e espaço su ciente para quase tudo.
S= Item de série / N= Item não disponível / O= Item opcional * Os itens marcados como opcionais, na verdade são itens de série da versão topo de linha AWD EXS ** Confira no comparativo da página 62 quais são os itens que compõem a cesta
O Civic tem mais itens de série. A câmera de ré é comum aos dois, mas
apenas ele oferece ESP, airbags laterais, GPS e sensor de chuva, entre outros.
Apesar do espaço menor para pessoas e carga, o Civic vence o CR-V nos
equipamentos e na manutenção. A cesta de peças custa o dobro no SUV
Honda Civic EXS
MOTOR quatro cilindros em linha, 1,8 litro, 16V, comando continuamente variável TRANSMISSÃO automática sequencial, cinco marchas, borboletas no volante, tração dianteira DIMENSÕES comp.:
4,53 m – larg.: 1,76 m – alt.: 1,45 m ENTRE-EIXOS 2,670 m PORTA-MALAS 449 litros PNEUS 205/55 R16 PESO 1.286 kg GASOLINA POTÊNCIA 139 cv a 6.500 rpm TORQUE 17,5 kgfm
a 4.500 rpm VEL. MÁXIMA não disponível 0 – 100 KM/H não disponível CONSUMO não disponível CONSUMO REAL cid.: 10,5 km/l – est.: 13,4 km/l (Inmetro) ETANOL POTÊNCIA 140 cv
a 6.500 rpm TORQUE 17,7 kgfm a 4.500 rpm VEL. MÁXIMA não disponível 0 – 100 KM/H não
disponível CONSUMO não disponível CONSUMO REAL cid.: 7,3 km/l – est.: 10 km/l (Inmetro)
O porta-malas do CR-V é gigantesco. Se você precisa carregar muita
bagagem, é ideal; e o habitáculo também tem mais espaço e versatilidade
Honda CR-V LX AT
MOTOR quatro cilindros em linha, 2,0 litros, 16V, comando continuamente variável TRANSMISSÃO automática sequencial, cinco marchas, borboletas no volante, tração dianteira DIMENSÕES comp.: 4,53 m – larg.: 1,82 m – alt.: 1,65 m ENTRE-EIXOS 2,620 m PORTAMALAS 589 a 1.146 litros PNEUS 225/65 R17 PESO 1.503 kg GASOLINA POTÊNCIA 155 cv a 6.500 rpm TORQUE 19,4 kgfm a 4.300 rpm VEL. MÁXIMA não disponível 0 – 100
KM/H não disponível CONSUMO não disponível CONSUMO REAL cidade: 10,5 km/l – estrada:
13,4 km/l (Inmetro) ETANOL POTÊNCIA 140 cv a 6.500 rpm TORQUE 17,7 kgfm a
4.500 rpm VEL. MÁXIMA não disponível 0 – 100 KM/H não disponível CONSUMO não disponível CONSUMO REAL não disponível