01/07/2012 - 0:00
Quem estava aguardando, não se decepcionou. O Brazil Classics Fiat Show 2012, encontro de carros antigos que se realiza todos os anos pares na cidade de Araxá, sudoeste de Minas Gerais, apresentou ao público os mais importantes veículos que estão no Brasil. Se o número de carros foi um pouco menor do que na edição anterior, a qualidade dos veículos superou as expectativas. Estavam presentes, nos jardins do Tauá Grande Hotel de Araxá, mais de 250 raridades, algumas apresentadas pela primeira vez. Entre os destaques, Cadillac de vários anos, inclusive um 1906 (um dos mais antigos da mostra), Rolls Royce de 1923 a 1964, Aston Martin DB2, Alfa Romeo Giulia SS 64, Stutz 1923, Packard Dietrich 1933 e Ferrari, ente outros.
Uma ala foi destinada aos Porsche, numa homenagem póstuma à Ferdinand Porsche, criador do modelo 911. Os nacionais também compareceram em grande número e a qualidade das restaurações está surpreendendo. Um exemplo foi o premiado esportivo nacional, um Brasinca 1965 impecável até nos emblemas esmaltados das calotas.
Uma feira aconteceu paralelamente ao evento, onde os a cionados e visitantes podiam adquirir peças, revistas antigas, livros, catálogos, manuais, miniaturas, bombas de gasolina antigas e outras antiguidades. Na noite do segundo dia do evento, um animado leilão ofereceu 105 automóveis. Os arremates duraram três horas e 36 veículos mudaram de dono. Vale destacar a venda de um Thunderbird 57 por R$ 390 mil e de uma Ferrari 365 por R$ 400 mil. O dono de um Maverick GT, porém, recusou um lance de R$ 120 mil. Quem perdeu, reserve a agenda para 2014.
Nos jardins do Tauná Grande Hotel, uma enorme variedade de nacionais e importados. Abaixo, um Hudson 1925 (esq.) e um raro Cadillac 1906, um dos mais antigos modelos mostrados em Araxá
Acima, um Jaguar E-Type de segunda geração, modelo 1971. Abaixo, um Ford A (1927-1931) deteriorado, como é bastante comum encontrá-los hoje em dia nas fazendas do Brasil, e um Rolls- Royce 1939
Aqui, uma coleção de impecáveis Cadillac fabricados entre 1950 e 1970. E, à esq., a estatueta da mulher símbolo da marca