01/07/2012 - 0:00
Difícil esquecer o rugido do E 63 AMG. É uma pena não poder transmitir, com palavras, o som produzido pelo novo motor V8 5.5 biturbo. Essa unidade substituiu o V8 aspirado de 6,2 litros anterior e também equipa o CLS 63 AMG. Sim: a onda do downsizing invadiu até os superesportivos. Originalmente, os 525 cv e 71,3 kgfm já estariam suficientes, mas as unidades importadas para cá trazem o pacote AMG Performance, que eleva a potência para 557 cv e o torque para brutais 81,5 kgfm, disponíveis entre 2.000 rpm e 4.500 rpm. A magia desse veneno extra está, principalmente, no aumento da pressão dos turbos de 1,0 para 1,3 bar. Este Mercedes é ríspido, arisco, mal-educado… E ao menor toque no acelerador ele já te responde atravessado. As reações são absurdamente rápidas para um sedã de quase duas toneladas.
Mesmo assim, de acordo com a marca, o E63 ficou 20% mais econômico em relação ao modelo anterior. Parte dessa receita se deve ao câmbio AMG Speedshift MCT de sete marchas, que abdica do conversor de torque, em troca de embreagens multiplanetárias, para as trocas de marcha ficarem mais ligeiras. As mudanças são efcientes como nos modelos da Porsche com sistema PDK. Além disso, a transmissão oferece três modos de condução: Sport (S), Sport Plus (S+) e Manual (M) para incrementar a condução.
Em comparação à da E500, a bitola dianteira foi alargada em 56 mm e a cambagem das rodas dianteiras é negativa para elevar a aderência. No eixo traseiro, os amortecedores são pneumáticos com controle automático de nível. O carro traz, de série, o sistema de amortecimento eletrônico, que ajusta a carga dos amortecedores dependendo do estilo de pilotagem ou condição do asfalto. Assim como o câmbio, a suspensão AMG Ride Control oferece três modos distintos: “Comfort”, “Sport” e “Sport Plus”.
Pode contornar as curvas “daquele jeito” que o E63 nem dá bola e transmite muita segurança, além de a carroceria inclinar-se minimamente, a direção esportiva eletromecânica AMG amolece ou enrijece dependendo da velocidade. Caso algo dê errado, o Pre-Safe tensiona os cintos, regula os bancos e a inclinação dos encostos de cabeça em caso de colisão iminente e o Neck- Pro aciona os encostos de cabeça em caso de batida traseira para evitar o “efeito chicote”.
O luxo predomina no interior e o destaque fica para o mesmo volante empregado no CLS AMG, a nova alavanca de câmbio, as borboletas para trocas de marchas em alumínio e os monitores atrás dos encostos dianteiros. Enfim, BMW M5 e Audi RS6: fiquem atentos.
Mercedes E 63 AMG
Motor oito cilindros em V, 5,5 litros, 32 V, injeção direta, duplo comando variável, start-stop, biturbo Transmissão manual automatizada MCT, sete marchas, borboletas no volante, tração traseira Dimensões comp.: 4,88 m – larg.: 2,10 m – alt.: 1,44 m Enre-eixos 2.875 litros Porta malas 450 litros Pneus 255/35 R19 (D) – 285/30 R19 (T) Peso 1.836 kg • Gasolina Potência 557 cv de 5.250 a 5.750 rpm* Torque 81,6 kgfm de 2.000 a 4.500 rpm* Velocidade máxima 250 km/h (limitada eletronicamente)* 0 – 100 km/h 4,2 segundos* Consumo cidade: 7,2 km/l – estrada: 13,3 km/l (Europa) Consumo real 6 km/l (durante avaliação, média cidade/estrada)
Na capa de fibra de carbono, exclusiva do AMG Performance Pack, a assinatura do engenheiro que fez a montagem do motor. Guarde bem seu nome, você irá agradecer a ele cada vez que acelerar
Acima, o painel esportivo e ao mesmo tempo elegante e bem-acabado. Mais abaixo, uma das borboletas para as trocas de marcha em alumínio e os botões que modificam o acerto do carro
Telas de tevê nos encostos de cabeça e entrada de áudio e vídeo para os banco traseiros