Quase R$ 17 mil mais caro que a versão de entrada do novo EcoSport, a conguração Titanium 2.0 é a topo de linha do SUV da Ford que chega este mês às concessionárias. Com preço sugerido de R$ 70.190, o Titanium, por enquanto, só é oferecido com câmbio manual e tração 4×2 – e é bem mais caro que seus principais rivais com os mesmos tipos de tração e transmissão, o Renault Duster Dynamique 2.0 (R$ 57.470) e o Citroën Aircross Exclusive 1.6 (R$ 60.500). Para compensar o preço mais alto, entretanto, a novidade da Ford traz um pacote de tecnologia superior, que acaba o credenciando para disputar mercado até com modelos mais caros, como Hyundai ix35, Kia Sportage e Mitsubishi ASX, entre outros. Quem faz questão de aposentar o pedal da embreagem ou precisa mesmo de um 4×4, porém, terá que esperar pelo Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro, quando chegam as versões ainda mais caras, com transmissão automatizada de dupla embreagem (seis velocidades) e tração integral.

Em uma avaliação do modelo nas proximidades de Natal, no Rio Grande do Norte, o motor 2.0 garantiu muita força em baixos e médios giros, mostrando-se bastante adequado à proposta do “jipinho” e pedindo poucas trocas de marchas, mesmo nas subidas. “O câmbio é o mesmo da geração passada, mas trocamos o sincronizador para melhorar os engates”, explica Verônica Lisboa, supervisora de desenvolvimento de novos produtos da área de motores da Ford. Na estrada, andando a 120 km/h, o ponteiro do conta-giros ca na casa das 3.000 rpm e o nível de ruído, mesmo com pneus de uso misto, mostrou-se baixo.

O interior remodelado, semelhante ao do irmão New Fiesta, é o mesmo da versão de entrada avaliada na edição passada: merecia ter recebido materiais mais nobres e abusado menos dos plásticos nessa versão topo de linha. Além disso, alguns comandos, como os dos vidros elétricos, ficam um pouco distantes do alcance das mãos. Em contrapartida, esse Titanium, como já dissemos, traz uma lista de equipamentos que não deixa espaço para reclamações: traz de série bancos de couro, ar-condicionado digital automático, sistema de acesso e partida sem chave, sensor de chuva, faróis com acendimento automático, retrovisor eletrocrômico e um belo sistema multimídia (chamado pela marca de Sync) com comandos de voz em português, rádio CD/MP3 com entradas auxiliar, USB e para iPod. O único pênalti está na tela central do sistema, de apenas 3,5 polegadas, que dificulta a visualização das informações.

 

Nos itens de segurança, o EcoSport Titanium também vem bastante caprichado. Além dos airbags dianteiros, há bolsas infláveis laterais e de cortina, e o sistema Advanced Trac, que integra os freios ABS, os controles de estabilidade e de tração, o sistema de frenagem de emergência e o útil assistente de partida em rampas – que segura o carro por três segundos até que o motorista engate a primeira  marcha e saia, evitando “escorregadas”. No final das contas, principalmente considerando os pacotes e preços dos concorrentes, os R$ 70 mil não são tanto assim.