27/10/2012 - 17:10
Todos querem bater o EcoSport. Principalmente agora que a Ford anunciou, no mês passado, que ele será vendido também na Europa – continente que busca carros cada vez mais econômicos e compactos. Nessa verdadeira profusão de SUVs compactos, há os que a gente gostaria de ver no Brasil mas, não são para o nosso bico, e outros que, para nossa alegria, são modelos globais – como o próprio Eco. Entre as últimas novidades que você vê nestas páginas, os brasileiros devem ficar de olhos abertos para dois – Fiat Panda 4×4 e Peugeot 2008 – e admirar de longe o SUV do Renault Clio europeu e o Fiat 500X, que provavelmente não teremos por aqui.
Vamos começar pelo Panda que você vê em fotos oficiais acima. Não, ele não será vendido no Brasil. Então, qual sua importância? Enquanto o 500X (das projeções acima) será comercializado na Europa, como já esclarecemos na edição passada, o Panda 4×4, mostrado agora no Salão de Paris (leia reportagem prévia na seção Motor News), dá uma indicação clara sobre o novo modelo aventureiro da Fiat no Brasil. Para quem não sabe, o Panda foi lançado no Velho Continente depois do nosso Uno – e é quase igual a ele, inclusive na plataforma. Não por acaso: ele foi desenvolvido em conjunto pelo Brasil e pela Itália. Agora, o caminho é inverso: essa versão aventureira do Panda servirá de base para o “anti-EcoSport” da Fiat. Veja como ele tem um design robusto, mais agressivo que o do 500X. A Fiat sabe que isso atrai o consumidor brasileiro – e o sucesso do Renault Duster (e dos Fiat Adventure) está aí para provar. Por isso, prepare-se para ver, talvez já no ano que vem, um modelo similar a esse no Brasil, feito, provavelmente, na plataforma do Uno/Palio e partindo de R$ 50 mil.
Outro modelo que certamente chega ao Brasil é o 2008, como já tínhamos adiantado com exclusividade. A Peugeot o mostrou, ainda como conceito, no mesmo salão francês. Com a plataforma do (ótimo) novo 208 que também será feito aqui, ele deve ficar mesmo como já mostram nossas ilustrações. Também deve partir da casa dos R$ 50 mil.
Para finalizar, agramos em testes um SUV baseado no Clio europeu, que deve ficar mais ou menos como mostra a ilustração em dourado. Mas não se anime: o já citado Duster, até mais agressivo no visual, já se mostrou o produto certo para o nosso mercado.