A onda agora é ter um hatch pequeno que seja bonito, confortável e com boa mecânica? A GM está dentro! Nem bem saíram o Hyundai HB20 e o Toyota Etios, a General Motors lança o Chevrolet Onix, seu carro para brigar com os asiáticos numa faixa de preço acima dos veículos de entrada, embora estejam todos nesse segmento. O Onix chega em quatro versões – duas com motor 1.0 de 80 cv (etanol) e duas com motor 1.4 de 106 cv (etanol).

O Onix é um carro mundial e utiliza a “arquitetura global de veículos pequenos para mercados emergentes”, que já resultou no Cobalt e no Spin. Inspirado nas linhas de dois aviões americanos – o moderno F-22 Raptor e o clássico Corsair –, o design do Onix agrada. Por dentro, tem espaço suficiente e ótima posição de dirigir.

É um carro prático para quem vai na frente, com ótimos porta-objetos no console, painel e portas. Atrás, não existe nenhum porta-trecos. O sistema My Link – disponível a partir da LT 1.0 – permite a utilização de várias mídias, é fácil de usar e tem tela de sete polegadas sensível ao toque. A partir de janeiro, ganhará também GPS.

Os motores são novos. A GM trabalhou principalmente na redução de atritos e conseguiu alcançar a eficiência energética que buscava. As bobinas ganharam os cabos curtos usados no Camaro e no Corvette. Durante o test drive no campo de provas da GM, em Indaiatuba (SP), deu para sentir que o carro anda bem com o motor 1.0 e se torna até agradável com o motor 1.4, especialmente a partir das 2.300 rpm nos dois casos. O câmbio pode ser o manual de cinco marchas ou o automático de seis velocidades – os mesmos do Cobalt.

Um grande apelo do Onix é a sua oferta de personalização. No total, o carro tem mais de 100 acessórios, sendo 80 exclusivos. O Onix LS 1.0 custa R$ 29.990 e vem com ABS, airbags, direção hidráulica e ajuste do volante e do banco. O LT 1.0 sai por R$ 34.990 e inclui vidros elétricos, ar, chave canivete, sistema MyLink e rodas aro 15. Já o LT 1.4 parte de R$ 38.490 e é quase idêntico ao LT 1.0 em itens. O Onix LTZ 1.4, topo de linha, custa R$ 41.990 e vem com espelhos elétricos, rodas de liga, computador de bordo e faróis de neblina. A versão sedã chega em 2013.

 

A BLAZER VOLTOU

Em setembro de 2008, MOTOR SHOW chegava às bancas com a capa “GM muda tudo”. Na reportagem, afirmávamos que, até o fim de 2012, a montadora – cuja matriz naquela época passava por uma de suas maiores crises – teria uma gama completa de novos produtos. Agora chegou a hora de você confirmar o que adiantamos, quatro anos atrás. Ao lado do pequeno Ônix, a grandalhona Trailblazer será uma das principais atrações da Chevrolet no Anhembi e último lançamento da Chevrolet neste ano. Da antiga safra, apenas Celta, Prisma e Classic se mantêm entre os novos modelos.

A nova Blazer foi apresentada pela primeira vez na Tailândia e começa a ser fabricada no Brasil. Apesar de ainda não confirmada, a motorização deve seguir a da picape com versões diesel (2.8 de 180 cv) e gasolina (2.4 flex de 147 cv), câmbios manual e automático e tração 4×2 e 4×4. Mas há a possibilidade de termos ainda uma versão com motor V6, provavelmente o mesmo do Captiva. Diferentemente da Blazer, que deixou de ser produzida em 2011, o novo modelo tem também a opção de carroceria com sete lugares.