Sucesso entre os crossovers urbanos, o Mitsubishi ASX começa a ser produzido na fábrica da marca em Catalão, Goiás, no ano que vem. Mas o modelo que sairá das linhas de montagem não é o que circula hoje pelas ruas, mas uma versão renovada, que já é fabricada há alguns meses nos EUA. É de lá que vêm os modelos expostos no estande da marca, assim como as unidades que começam a ser vendidas logo após o salão.

Não se trata de uma transformação radical, mas um olhar atento logo nota as mudanças: foram redesenhados os para-choques dianteiro e traseiro, assim como as grades dianteiras e as luzes de neblina, e a lateral ganhou discretas saias para harmonizar o conjunto. No interior, também há novidades, como as novas borboletas no volante, o novo controle do modo de tração (no caso da versão 4×4) e os tecidos renovados dos bancos.

E o ASX mudou também no que não se vê: foi feita uma (necessária) melhoria no isolamento acústico da cabine, de onde se ouvia demais o motor. Além disso, as suspensões traseiras foram aprimoradas, melhorando o comportamento dinâmico e o conforto, e a direção elétrica está mais comunicativa.

 

VARIAÇÕES DO TEMA

Aproveitando a fama do mítico Lancer Evolution, campeão de ralis, as versões Lancer têm dado bons resultados para a Mitsubishi, e os planos de fabricá-lo no Brasil em 2014 já estão sendo revisados – a marca quer começar a produção já no ano que vem. No salão, ela mostra, além dos já conhecidos Sedan e Sportback, duas novas variações do mesmo tema: uma versão com tração 4×4 acessível (abaixo) e uma configuração incrementada do “Evo” (acima).

Baseado na versão topo de linha do três volumes, o Lancer Sedan GT 4×4 tem a mesma base mecânica, com motor 2.0 de 160 cv e câmbio CVT com seis marchas virtuais, mas ganha a tração integral para melhor aderência em pistas molhadas e estradas de terra. Um botão permite escolher os modos 4×2 e 4×4 sob demanda ou 4×4 em tempo integral.

Já o Lancer Evolution X aparece na série especial batizada de Carbon Series, para aqueles que querem mais exclusividade. Não que isso seja necessário: o Evo X já se destaca bastante com seu aerofólio exagerado (que essa série especial não tem) e seu visual todo agressivo. A mecânica é a mesma do Evo “normal”, com o excelente 2.0 turbo de 295 cv.