02/01/2013 - 12:03
Há muito tempo o mercado brasileiro não vê um fenômeno como o HB20. O design atraente e a boa fama da marca explicam em parte o sucesso. Mas foram o anúncio do pacote de itens de série, o desempenho nos primeiros testes da imprensa, a garantia de cinco anos e o preço atraente que, de fato, atiçaram os consumidores. E também a mim. Atitude repreensível para uma jornalista, confesso, mas decidi comprar um HB 1.6 manual sem nunca ter sentado ao volante. Aliás, sem sequer ter visto o modelo pessoalmente.
Meu primeiro contato com o hatch foi no Salão do Automóvel. Ratifiquei minha boa impressão com o design, mas não gostei dos bancos, finos demais. O painel também me decepcionou um pouco: é benfeito, com desenho atual, mas não vi “qualidade de segmento superior”. Tinha acabado de avaliar o novo i30 e, certamente, não estávamos falando do mesmo nível de acabamento.
Eis que chega o dia de experimentar o modelo. Ao sair da garagem da editora, senti que o volante era leve demais para o meu gosto, mas não dei importância – até chegar a uma pista rápida e perceber que, a 90 km/h, isso me incomodava bastante. Mas o motor 1.6 de 128 cv e a suspensão firme foram ganhando minha simpatia, mais e mais. É um carrinho gostoso demais de dirigir. Tentei não ligar para o pouco eficiente câmbio automático de quatro marchas, que mais atrapalhava do que ajudava. Eu me pegava pensando por que a marca não teria usado o de seis marchas do Picanto, seu irmão da Kia.
Mas foi em pisos mais sofridos, buracos e lombadas que tive minha real decepção com o HB20: ele não tolera imperfeições. Torce, faz barulho, reclama. Sente-se a batida seca de uma suspensão que carece de maior curso para nossas ruas. Eu encolhia os ombros e franzia a testa a cada pancada, quase com dó do carro.
Ao longo de outros dias, pude conferir suas qualidades de carro urbano, como o bom espaço na cabine e no porta-malas. Ainda assim, perdi o encanto. Ele é ruim? De modo algum. É um belo compacto – só não é extraordinário. Um carro honesto, que vale o que custa. Se ainda vou comprá-lo? Mudei de opinião. Se levar um, será o 1.0 que avaliei dias depois. Pelo que oferece e custa, é um dos melhores populares do mercado.