02/01/2013 - 12:47
Era manhã de domingo. A temperatura estava alta, típica de verão, embora ainda estivéssemos na primavera. Os visitantes lotavam as dependências do Pavilhão de Exposições do Anhembi. Mas muita gente se aglomerava mesmo do lado de fora, mais exatamente em frente ao Hotel Holiday Inn. O frisson era causado por um exemplar do novíssimo Audi R8 GT Spyder que, em uma iniciativa inovadora, a Audi colocou à disposição para test drive de qualquer simples mortal que estivesse disposto a pilotar uma marca de R$ 1,2 milhão. E eu estava. Marquei o meu passeio na tarde de sábado, para a manhã seguinte, dia 28 de outubro.
O Audi R8 GT Spyder é um dos mais velozes do País, ao lado de máquinas como SLS AMG Roadster e Ferrari 458 Spider. Para mim, é o carro mais rápido, mais potente e mais caro que já pilotei. Era um misto de ansiedade e apreensão, perfeitamente compreensível. Antes de acelerar, o engenheiro Lothar Werninghaus passa todas as instruções sobre o modelo. Nem precisaria. Apesar de ser um superesportivo, o R8 é simples de pilotar. É o tipo do carro com o qual você conseguiria andar no dia a dia.
Aperto o cinto e dou a partida. Um ronco forte e indomado toma conta de todo o local, quem está em volta para para ver e ouvir a supermáquina em funcionamento. É isso o que causa o rugido de um V10. São 560 cv e 55 kgfm pedindo para ganhar as ruas. Por uma fração de segundo, me sinto um milionário. Logo retomo minha lucidez e retorno à realidade – sou apenas um estagiário!
Na saída, a sensação é de estar dirigindo um seda executivo, o motor agora parece manso e funciona silenciosamente. O câmbio automático de seis marchas efetua trocas suaves, rápidas e precisas. Nas ruas, com a tecla do modo esporte acionada, o motor fica nervoso, mantendo a marcha lenta a dois mil giros – como uma fera pronta para reagir a qualquer provocação. O percurso de cinco quilômetros dentro da cidade de São Paulo foi um pouco desfavorável para avaliar o potencial do superesportivo que acelera de zero a 100km/h em 3,8 segundos e chega a 317 km/h. Lothar anuncia um bônus, concedido, segundo ele, aos mais comportados. Sou autorizado a pisar fundo. O resultado foi um tiro de 250 metros a 170 km/h. Foi o máximo que deu para experimentar e – acredite – não é pouca coisa.
Realmente, o Audi R8 GT Spyder é um sonho de consumo. Quanto à experiência? Foi única! O êxtase é total. A liberação de adrenalina causou a sensação de satisfação plena. Difícil mesmo é ter que estacionar, entregar as chaves e saber que a brincadeira-sonho acabou.